Reboleiro

reboleiro brasao

População: 304 Habitantes

Dista da Sede de Concelho: 16 Km

Área: 4,27 km²

Orago: Santa Catarina

Pertenceu à Ordem de Malta e foi uma comenda de S. João Baptista da vila de Sernancelhe. Em meados do século XVIII, o comendador Frei José Vasconcelos apresentava o cura de Reboleiro e pagava-lhe a respectiva pensão.
Nos primórdios da Nacionalidade, foi senhora e donatária desta terra a famosa “Ribeirinha”, Maria Pais Ribeiro de seu nome e muito querida amante de D. Sancho I.
Terra de lendas que falam de mouras e tesouros ocultos, um dos seus locais de interesse turístico é a Pedra da Cavaleira. Penedo situado na encosta da serra do Galgueiro, a tradição atribui o seu nome a uma história protagonizada por um melro e o dono de uma vinha que, ao tentar matar a ave, partiu a rocha ao meio com a sua espada, tendo uma das metades ficado encavalitada noutro penedo. Nessa Pedra Cavaleira existe uma cavidade onde a população do Reboleiro se escondeu das tropas napoleónicas.

Atividades Económicas

Agricultura, pecuária, construção civil e pequeno comércio

Festividades

Santa Catarina (25 de Novembro) e Festa do Emigrante (primeira quinzena de Agosto)

Colectividades

Liga de Melhoramentos da Freguesia de Reboleiro e Fundação de Santa Catarina

Brasão

Escudo de prata, com um reboleiro (castanheiro) de verde, com ouriços de ouro, entre duas ovelhas de negro, realçadas de prata, passantes, a da dextra voltada. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: Reboleiro - Trancoso.