Cótimos

cotimos brasao

População: 194 Habitantes

Dista da Sede de Concelho: 15 Km

Área: 12,14 km²

Orago: Santo André

Constituem esta freguesia o lugar de Cótimos, a sede, e a povoação de À-dos-Ferreiros, situada a cerca de três quilómetros daquela. Pertenceu ao extinto concelho de Moreira de Rei e foi um curato anual da apresentação do vigário de Santa Marinha de Moreira.
Sobre Cótimos, a 583 metros de altitude, situa-se o alto de Fálifa, nome de origem germânica. Nesse local terá existido o castelo de Vacinata, hoje não passível de identificação, mas já documentado antes do século X, constando do testamento de D. Flâmula Rodrigues, elaborado no ano de 960.
Crê-se que a fundação de Cótimos remonte ao período de dominação visigótica, apesar de alguns indícios poderem apontar para uma época mais recuada durante a romanização.
Os romanos teriam fundado a povoação, não no actual assento mas a cerca de um quilómetro a leste do Cabeço de Fálifa, junto à nascente das águas termais.

Atividades Económicas

Exploração de pedreiras, agricultura, pecuária, carpintaria e pequeno comércio

Festividades

Nossa Senhora de Fátima (13 de Maio), Festa do Emigrante (8/15 de Agosto) e Santo Amaro (15 de Janeiro)

Colectividades

Grupo Desportivo e Cultural de Cótimos e Associação de Caça de Cótimos

Património

Igreja Matriz, Capela de S. Pedro, Capela de S. Sebastião, Capela de Santo Amaro, cruzeiros, ponte romana e lagar de a

Brasão

Escudo de prata, fonte de azul jorrando água do mesmo, realçada de prata, entre dois ramos de oliveira de verde, frutados de negro, com os pés passados em aspa; movente da ponta, monte pedregoso de negro realçado de ouro. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: Cótimos - Trancoso.