O Município de Trancoso definiu como um dos eixos prioritários do desenvolvimento concelhio a revitalização da pecuária, nesse sentido, a realização de mostras / exposições de gado como forma de dinamizar a exploração pecuária, através da troca de experiências entre os diversos criadores, procurando chamar a atenção para a importância regional de que se reveste a revitalização das trocas comerciais de gado, pretendendo situar, de novo, o mercado de Trancoso no mapa dos grandes eventos ganadeiros do país.
As exposições de gado durante a feira de São Bartolomeu e Santa Luzia são já uma tradição e procuram reanimar aquelas que foram, no passado, as mais importantes feiras de gado da região. Nelas compareciam, transacionando animais, gentes de toda a Beira Interior e Trás-os-Montes, afirmando Trancoso como o principal centro regional do comércio de gado. A importância destas feiras no mercado pecuário tinham repercussões nos mercados semanais da localidade, facto que levou à construção do Mercado de Gado de Trancoso.
No âmbito deste setor e em estreita parceria com a Bandarra – Cooperativa Agrícola de Trancoso, o município irá assegurar, no ano de 2021, a campanha obrigatória de Saneamento Sanitário de todos os animais ovinos, caprinos e bovinos do concelho, que anualmente a OPP (Organização de Produtores Pecuários) realiza junto dos agricultores e criadores de gado do concelho.