Campanha Nacional Estendal dos Direitos

Campanha comemorativa do Aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança, a 20 de novembro

Estendal_banner_v4

Em 20 de Novembro de 1989, as Nações Unidas adotaram por unanimidade a Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC), que Portugal ratificou em 21 de setembro de 1990. A CDC não é apenas uma declaração de princípios gerais, mas antes um documento que enuncia um amplo conjunto de direitos fundamentais – os direitos civis e políticos, e também os direitos económicos, sociais e culturais – de todas as crianças, representando um vínculo jurídico para a promoção e proteção eficaz dos direitos e liberdades nela consagrados.

A Convenção assenta em quatro pilares fundamentais que estão relacionados com todos os outros direitos das crianças:

NÃO DISCRIMINAÇÃO

Todos os direitos se aplicam a todas as crianças sem exceção. O Estado tem obrigação de proteger a criança contra todas as formas de discriminação e de tomar medidas positivas para promover os seus direitos.

INTERESSE SUPERIOR

Todas as decisões que digam respeito à criança devem ter plenamente em conta o seu interesse superior. O Estado deve garantir à criança cuidados adequados quando os pais, ou outras pessoas responsáveis por ela não tenham capacidade para o fazer.

PARTICIPAÇÃO

A criança tem o direito de exprimir livremente a sua opinião sobre questões que lhe digam respeito e de ver essa opinião tomada em consideração. Tem o direito de exprimir os seus pontos de vista, obter informações, dar a conhecer ideias sem considerações de fronteiras. (artigos 12.º e 13.º da CDC);

SOBREVIVÊNCIA E DESENVOLVIMENTO

As medidas que tomam os Estados-membros para preservar a vida e a qualidade de vida das crianças devem garantir um desenvolvimento com harmonia nos aspetos físico, espiritual, psicológico, moral e social, considerando as suas aptidões e talentos.

A Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens associa-se, empenhadamente, ao esforço de amplificação da mensagem que a Convenção dos Direitos da Criança corporiza e propõe a adesão de todas as instituições públicas e particulares, entidades com competência em matéria de infância e juventude e Comissões de Proteção de Crianças e Jovens à CAMPANHA NACIONAL “ESTENDAL DOS DIREITOS”.

A Campanha Nacional “Estendal dos Direitos” pretende envolver organizações e cidadãos/ãs, através da exposição de mensagens sobre os Direitos da Criança no espaço público, procurando assim:

Aumentar a consciência pública acerca da Convenção sobre os Direitos da Criança

Aumentar a consciência das crianças e jovens sobre os seus direitos

Facilitar a integração plena das crianças e jovens no processo de desenvolvimento dos seus direitos.

*******************

Proteger Crianças Compete a Tod@s

Campanha Nacional da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens: Proteger Crianças Compete a Tod@s

Esta campanha pretende chamar a atenção de toda a primeira linha de ação, com especial destaque para a sociedade civil: amigos, vizinhos, familiares e conhecidos – todos têm responsabilidade de comunicar situações que conheçam.

Foi criado e está acessível o número de telefone 96 123 11 11, da responsabilidade da CNPDPCJ, que garantirá o devido encaminhamento destas situações para a CPCJ territorialmente competente. Para mais informações consulte a brochura digital e veja o vídeo.

campanha-linha

Vídeo da Campanha linha “Crianças em Perigo”

http://https://youtu.be/bTynUWzIBm8

******************

Dia-da-Crianca-Webinar-2020

*************************

15 de maio – Dia Internacional da Família

A data foi escolhida pela Assembleia Geral da ONU, que proclamou o dia 15 de maio como o Dia Internacional da Família.
A celebração do Dia Internacional da Família visa, entre outros objetivos, destacar:
– A importância da família na estrutura do núcleo familiar e o seu relevo na base da educação infantil;
– Reforçar a mensagem de união, amor, respeito e compreensão necessárias para o bom relacionamento de todos os elementos que compõem a família;
– Chamar a atenção da população para a importância da família como núcleo vital da sociedade e para seus direitos e responsabilidades desta;
– Sensibilizar e promover o conhecimento relacionado com as questões sociais, económicas e demográficas que afetam a família.

Familia

 

****************************

30 de abril,

É dia de assinalar o Mês da Prevenção Contra os Maus Tratos na Infância.

Devido à situação atual em que nos encontramos (pandemia COVID-19), não se realizaram as atividades previstas para este dia.

A CPCJ de Trancoso não poderia deixar de assinalar a data, colocando o laço azul no edifico possui sede.

Serei o que me deres… Que seja AMOR!!

IMG_2650

**********************

mesMausTratos

Mensagem da Sra. Presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Dir

eitos e Proteção das Crianças e Jovens alusiva ao mês de abril – Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância.

 

https://youtu.be/6Gy5ENs7_54

https://youtu.be/0R6QHIenNw4

 

Informação Crianças (Conselhos Úteis Covid-19)>>>>

Informação Famílias (Conselhos Úteis Covid-19)>>>>

 

Go to Top