Dia 12 de Março de 2011

    Realizou-se no passado fim-de-semana de 12 de Março mais uma edição dos “Serões de Trancoso”. O Município este ano apostou no tema que abalou o mundo no ano de 2010: o caso “Wikileaks”, cujo responsável foi Julian Assange, que divulgou milhares de documentos secretos do Departamento de Estado dos Estados Unidos.

                     

O evento iniciou com um concerto de Guitarra Clássica, com Pedro Caldeira Cabral (Guitarra Portuguesa), Joaquim António Silva (Guitarra Clássica) e Mário Franco (Contrabaixo). Pedro Caldeira Cabral interpretou criações de nomes como Carlos e Artur Paredes, Pedro Escobar, Anthero de Veiga, Luís Carlos da Silva, Carlos Seixas, Domenico Scarlatti, Anthony Holborne, entre outros (numa espiral histórica com base estabelecida no sec. XVI) …

Seguiu-se um jantar no Hotel Turismo, antecedido de uma carta explicativa dos sabores de Trancoso ao longo dos tempos apresentada, pelo Dr. Armando Fernandes, autor e responsável científico pela Carta Gastronómica das Aldeias de Xisto, confrade honorário e de mérito da Confraria Gastronómica e dos Enófilos do Ribatejo (Santarém), membro fundador da Confraria Gastronómica “Carnes de Touro Bravo” (Coruche) e da Confraria Ibérica da Castanha (Bragança).

                 

Após o jantar seguiu-se um debate, este ano subordinado ao tema “Wikileaks – O Futuro da Informação”, que contou com a presença de alguns jornalistas de renome: Alexandre Manuel (Jornalista, Prof. Universitário); Adelino Gomes (Jornalista, Investigador do CIES/ISCTE); Ana Sá Lopes (Jornalista, dir. Adjunta do jornal I); Carlos Andrade (Jornalista, Prof. Universitário); Paquete de Oliveira (Sociólogo, Provedor do telespectador da RTP); Sousa Cardoso (Eng.º da PT e membro da U.I.T.). A moderar o debate esteve Alexandre Manuel (professor universitário e jornalista).