O Professor Alberto Augusto Ramos apresentou publicamente no dia 8 de Dezembro, na sede da Junta de Freguesia de Freches, o livro “RECORDAR É VIVER – Freches em Imagens”.

Alberto Augusto Ramos é natural de Freches onde frequentou o Ensino Primário até à 4ª classe. Formou-se docente na Escola do magistério Primário da Guarda e em Ciências Pedagógicas pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Desempenhou as funções de professor do Ensino Primário, do antigo Ciclo Preparatório e do Centro de Desporto, Cultura e Recreio dos CTT (CDCR), Inspector-orientador do Ensino Primário – após concurso de provas públicas de selecção seguido de curso de formação e aprovação –, Director da Escola do magistério Primário de Beja onde leccionou a disciplina de Pedagogia e Didática-Geral aos alunos-mestres, futuros professores.

Foi ainda Inspector-principal – adjunto da Inspecção Geral de Ensino, Inspector-principal da Inspecção Geral de Educação, Inspector-principal-coordenador da Inspecção Geral de Educação/Delegação Regional do Sul e Orientador e formador de professores em seminários e cursos sobre métodos, processos e meios de ensino em vários distritos.

Aposentou-se em 1994.

É autor do “Resumo da História de Portugal” – do segundo ao      quinto anos (para uso exclusivo do CDCR) e de artigos diversos sobre a temática da Educação do Ensino e da Aprendizagem na revista “Escola Portuguesa” de que foi colaborador desde 1970.

“Recordar Freches” que agora foi apresentado em segunda edição (a primeira edição foi em 2008) regista aspectos do património material e imaterial daquela freguesia do concelho de Trancoso.