À descoberta do Livro e da LeituraO Centro Cultural de Trancoso e o Centro Cultural ”Miguel Madeira” de Vila Franca das Naves organizaram no dia 10 de Março o “BIBLIOPAPER” actividade dirigida aos jovens à descoberta do livro e da leitura nas bibliotecas inseridas naqueles equipamentos.
A iniciativa foi da Câmara Municipal, da empresa municipal Trancoso Eventos EEM, do Agrupamento de Escolas de Trancoso e Rede de Bibliotecas Escolares, no âmbito da Semana da Leitura/ Plano Nacional de Leitura.
Rui Santana, responsável pela Biblioteca Municipal trancosense, explicou que esta actividade é destinada a jovens do 2º e 3º ciclo (dos 10 aos 15 anos) que, de forma divertida e de proximidade, realizaram uma pesquisa do livro, familiarizando-se, assim, com as bibliotecas para que possam vir a ser utentes culturais activos.
“É um mundo que se abre aos jovens, identificando-os com o livro e leitura, sendo estes os objectivos pretendidos pelo BIBLIOPAPER”, afirmou.
O Presidente do Município de Trancoso, Júlio Sarmento, comentou a propósito desta iniciativa que ela se insere no âmbito do plano municipal que pretende dinamizar cultural e socialmente o concelho de Trancoso, apostando sobretudo nas camadas jovens da população.
“ Não há efectivo desenvolvimento sem cultura. O livro e a leitura são elementos imprescindíveis neste processo. O livro é um depósito de saber e de conhecimento que, ao abrir-se, se desvenda na multiplicidade dos seus géneros e vai de encontro aos desejos das pessoas, das comunidades, comunica-lhes História, conhecimento, saber, experiências e ao mesmo tempo recreação, diversão e lazer, sempre numa base cultural, numa constante descoberta”, disse.
Júlio Sarmento sublinhou ainda que “apesar da evolução tecnológico e das novas tecnologias de informação, o Livro terá sempre o seu lugar na formação e informação das pessoas”.