No âmbito do projeto “Cultura em Rede das Beiras e Serra da Estrela” desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE) em parceria com os 15 municípios pertencentes a esta comunidade, o Município de Trancoso desenvolve uma série de visitas guiadas/encenadas por forma a promover e dar a conhecer a história de algumas personagens relevantes do concelho.

No sábado passado, dia 23 de agosto, a iniciativa contou com a participação/encenação dos Cavaleiros e Damas D´El Rei e deu a conhecer aos inúmeros presentes a história de São Bartolomeu, o santo que deu nome à feira anual de Trancoso, denominado por S. João Evangelista como “Natanael” – Dom de Deus – tem associada à sua história o poder de exorcismo, poder que permanece no imaginário popular, resultando daí a devoção e as práticas relacionadas com as possessões ou estados entendidos como demoníacos.

Aquando do seu apostolado na Arménia, é mandado esfolar vivo e alvo de decapitação.

A lenda religiosa tem inicio no século XIII, com indicação que o martírio tenha ocorrido a 24 de agosto, data em que ainda hoje se comemora a efeméride de São Bartolomeu.