O Planeamento é um ato participativo e inclusivo e, ainda que materializado por técnicos, espera-se que os planos sejam cada vez mais instrumentos resultantes da participação e da iniciativa da população que vive, trabalha e usufrui do espaço.
Neste sentido, e como forma de educar para a participação dos nossos jovens, o Município de Trancoso lança um desafio aos jovens do ensino secundário do concelho que se prende com um concurso de ideias para a Revitalização do Centro Histórico de Trancoso.
Inserido numa ação denominada , pretende-se que os alunos interessados possam apresentar ideias para a revitalização do Centro Histórico, percebendo, para tal, que o planeamento é essencial para a vivência dos espaços, para o seu desenvolvimento e manutenção.
Foram assim realizadas 3 ações de apresentação do projeto no Convento dos Frades, uma para os alunos do secundário do Agrupamento de Escolas de Trancoso, realizada no dia 4 de fevereiro e duas para a Escola Profissional de Trancoso, realizadas no dia 12 de fevereiro, tendo em conta o elevado número de alunos.