Apresentação da obra no Centro Cultural de Trancoso
Luis Píres, jornalista português radicado nos Estados Unidos, de origens familiares no distrito da Guarda, apresentou no dia 10 de Março de 2012, no Centro Cultural de Trancoso, o seu livro “VIRIATO-O HERÓI DA LUSITÂNIA”.
Nesta obra, o autor faz um percurso histórico, por entre as façanhas lendárias e a vida de Viriato, figura mítica dos Montes Hermínios onde se inclui a Serra da Estrela, que alimenta desde os bancos da escola o imaginário de crianças e adultos, no deambular das montanhas e dos vales onde os Lusitanos habitaram e deixaram seus vestígios.
Assim, em género de conto, surge o pastor guerreiro, o seu casamento, os feitos da guerra e da paz, o casamento, as vitórias, derrotas e traições até à morte na cilada dos romanos, que o vitimou. Nesta viagem de história e de vida, Luis Píres reconstrói os diálogos entre os actores e protagonistas dessa mesma história, militares ou pastores, não importa, mas com um sentido que capta para o reviver de um tempo de há séculos, onde sobressai o espírito de tenacidade, acutilante, táctico e inteligente de Viriato e dos Lusitanos.
“ Ninguém sabe ao certo onde nasceu Viriato e quando.
Pelo menos trinta localidades, entre Portugal e Espanha, reivindicam o local de nascimento do herói lusitano que teve por residência o oeste da península Ibérica.
Não se pode afirmar que Viriato seja português ou espanhol, mas sim um lusitano que lutou pela sua terra contra a invasão romana.
Os Montes Hermínios poderiam ter sido a Serra da Estrela, ou não. Mas, segundo os historiadores que citaram Viriato e os lusitanos, entre os quais Estrabão, que viveu entre 58 A.C. e 25 D.C., os lusitanos e o seu chefe existiram, fazem parte da história e definem, sobretudo um forte apego à sua terra e à sua gente.
Viriato é um herói de todos nós”
(Prólogo de “Viriato o Herói da Lusitânia”)
Luis Píres, jornalista, nasceu em Lisboa em 1951. Filho de pais beirões, reside nos Estados Unidos há 32 anos. No seu percurso jornalístico, passou por jornais, rádio e televisões em Portugal, Canadá, Estados Unidos e Moçambique. Foi correspondente da RTP e da TVI em Nova Iorque entre 1988 e 2006 e professor de Português da Universidade de Kean de New Jersey entre 2004 e 2009.
Em 2007 lançou o romance “O Anjo de Bordéus” de homenagem a Aristides de Sousa Mendes, cônsul de Portugal em Bordéus, no decorrer da II Guerra Mundial.
Actualmente é editor do jornal Luso-Americano de Newark, New Jersey.