Assinatura de ProtocoloMunicípio de Trancoso e Instituto Piaget assinam Protocolo.

A Câmara Municipal de Trancoso e o Instituto Piaget assinaram um protocolo de colaboração que prevê o funcionamento instalação do ensino superior em Trancoso através de cursos de Pós-Graduação na área do Turismo e Património.

O processo de desenvolvimento sustentado em desenvolvimento nesta cidade e concelho conhecem assim mais um factor de grande relevância com impacto futuro na vida cultural, social e económica .

O Protocolo foi assinado pelo Presidente do Município, Júlio Sarmento e por Luis Cardoso, que assume esta semana o cargo de Presidente do Instituto Piaget, tendo o acto sido “apadrinhado” por Jorge Maximino, docente do instituto, natural de Vila Nova de Foz Côa, um dos principais impulsionadores da iniciativa.

Na cerimónia realizada nos Paços do Concelho, o Presidente da Câmara Municipal, Júlio Sarmento, sublinhou que este “é o primeiro passo no sentido da exigência e da excelência porque, do ponto de vista estratégico,  Trancoso tem um Programa Estratégico elaborado por um dos mais prestigiados gabinetes de Planeamento Regional e Urbano dirigido pelo professor Jorge Gaspar que aponta para que seja nos próximos 20 anos uma cidade de comércio, turismo e serviços” .

Afirmou então que  “é no sector dos Serviços em que está envolvida a maior percentagem de população activa e o comércio que constitui um *cluster* dadas as tradições comerciais de Trancoso não só pelo seu mercado semanal mas também da realizações das suas feiras e da importância do próprio comércio no tecido económico e social do concelho”.

 O Presidente do Município slientou ainda o sector dos Serviços porque “é, além do empreendedorismo da profissões liberais que existem em vários domínios em Trancoso, o sector dos Serviços que emprega mais no sector dos Serviços Sociais, on serviços de saúde que vão em breve ter um novo equipamento e o serviços de Educação”.

Aqui, o edil disse que Trancoso tem já, envolvendo a Escola Profissional, Escola Secundária e do Agrupamento de Escolas do Concelho, cerca de 1.200 alunos diariamente nesta cidade e que “o passo que temos de dar com o Instituto Piaget foi começado com este Protocolo de Colaboração para realização de Cursos de Pós-Graduação”.

 O Presidente da Câmara Municipal classificando este acto de “ ligação umbilical” que “O Município quer fazer evoluir em alguns cenários, alguns dos quais podem envolver cursos de especialização tecnológica e mais, mais à frente, sobretudo uma ligação efectiva com Vila Nova de Foz Côa num processo de ligação ao Ensino Superior”.

 “É um primeiro passo que visa criar um centro de excelência do ponto de vista de oferta de Ciências da Educação em Trancoso naturalmente voltados para uma região” e reconheceu “expressamente e explicitamente o papel que o Instituto Piaget tem tido no país sobretudo na afirmação de trazer ao interior , às zonas mais despovoadas e desertificadas, o Ensino Superior”, referiu.

Júlio Sarmento evidenciou que “este é o primeiro passo, importante, no domínio da exigência e da excelência, nesta perspectiva de abordar as Ciências da Educação e que não vai deixar de ter importância concreta na actividade económica de Trancoso ao terem-se nesta cidade professores, alunos, haver a possibilidade de aproveitar esses portadores de Ciência e projectos vocacionados para o desenvolvimento o que poderá ser uma mais – valia” .

Em nome do Município, o Presidente sublinhou o “ sentimento de grande expectativa” face à assinatura deste Protocolo com o Instituto Piaget e garantiu uma “relação perfeitamente coerente e cordial interessada que o Piaget possa ter no Município de Trancoso e na afirmação da Educação e da Cultura neste município”.

 O protocolo estabelece, como principal objectivo, “ a realização em Trancoso de Cursos de Pós-Graduação em áreas diversificadas, com especial incidência nas áreas do Património e Turismo” em que o Instituto Piaget fica comprometido em elaborar os projectos pedagógicos e científicos dos diversos cursos com os respectivos planos de estudos, fundamentação e objectivos.

A Câmara Municipal de Trancoso obriga-se a disponibilizar espaços adequados que servirão de instalações para o funcionamento dos cursos e respectivos serviços de apoio administrativo e social, bem como apoio na logística de transportes

Compromete-se ainda a garantir a cooperação na realização de actividades académicas, encontros científicos e actividades dos estudantes e apoiar a promoção dos cursos, das actividades académicas dos estudantes e o seu envolvimento junto da comunidade do Concelho e da Região.