“Pode fazer o meu retrato”, “como consegue pintar”, “é divertido desenhar, contar histórias”? – perguntaram hoje a Santos Costa, escritor, investigador, autor de bandas desenhadas e ilustrações, crianças de Trancoso que participam no programa de Férias da Páscoa .
Concentrados no Convento de São Francisco/Teatro Municipal, os jovens tomaram conhecimento da “ arte, engenho, técnicas e inspiração” que motivam o autor a realizar este tipo de obras, experimentando realizar uma obra que depois foi interpretada, desvendada e descrita pelos participantes.
Sempre em intenso diálogo com Santos Costa, muitas foram as questões sobre banda desenhada numa interacção que envolveu as crianças nas histórias e descrições que o autor foi desenrolando.
Santos Costa considerou ter sido “uma iniciativa interessante, a repetir, que proporciona, simultaneamente, momentos de convívio e transmissão de conhecimentos que podem, quem sabe, um dia motivar para o surgimento de ilustradores, autores de banda desenhada, pintores e escritores”.
A iniciativa Férias da Páscoa é organizada pela Câmara Municipal de Trancoso, Biblioteca Municipal e TRANCOSO EVENTOS – Entidade Empresarial Municipal (EEM) e envolve cerca de sete dezenas de alunos do 1º e 2º Ciclos.