Dia 11 de Outubro de 2012O Município de Trancoso atribuiu a “Medalha de Mérito Municipal Grau Ouro” e Diploma de Mérito Municipal à professora e investigadora Emília Tracana Alves, docente da Escola Profissional de Trancoso.
Em convalescença devido a doença grave, a distinção foi entregue pelo Presidente do Município, Júlio Sarmento acompanhado pela vereação em cerimónia privada, singela mas significativa realizada na residência da homenageada, em Trancoso.
A concessão de tão elevada distinção foi aprovada por unanimidade pelo executivo municipal, proposta pelo Vice-Presidente da autarquia, António Oliveira que considerou nesta ocasião ser “um acto de justiça e reconhecimento pelo muito que (Emília Tracana) fez em prol de Trancoso e pela juventude”.
A deliberação, lida em voz alta à homenageada por Francisco Coelho, Chefe da Divisão Administrativa da Câmara Municipal, salienta este facto sublinhando o papel que Emília Tracana desempenhou sobretudo nas últimas duas décadas, na promoção, estudo e divulgação de Trancoso.
Júlio Sarmento enalteceu as qualidades de Emília Tracana como “um exemplo a seguir pelos mais novos pela sua determinação, espírito de solidariedade, cultura e interesse sobre os valores e as coisas que constituem e caracterizam Trancoso e seu concelho, mas também a região, o distrito e noutras regiões, mesmo além fronteiras”.
Visivelmente emocionada, Emília Tracana agradeceu a homenagem e anunciou a doação a Trancoso de muito do seu espolio, designadamente a colecção de trajes medievais e outras épocas que confeccionou, alguns dos quais em parceria com sua mãe, já falecida, o que designou seu “museu de artesanato” e livros para a Escola Profissional de Trancoso, onde leccionou no curso de Animador Sócio-Cultural considerando ser este “um contributo para a valorização dos jovens enquanto cidadãos do futuro”.
Todos os presentes brindaram em homenagem a Emília Tracana Alves, mulher, professora, investigadora, activista social e cultural, autarca eleita para a Assembleia Municipal de Trancoso, promotora da cultura e da Historia de Portugal, das tradições e dos valores das gentes, amiga dos jovens e solidária.