Dia 10 de Janeiro de 2012Os Bombeiros Voluntários de Trancoso vão ser dotados de um veículo urbano de combate a incêndios.
A viatura, estimada em 200 mil euros, é apoiada pelo Programa Mais Centro, com o qual foi estabelecido um protocolo pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários trancosenses.
O Presidente da Câmara Municipal, Júlio Sarmento, considera importante a aquisição deste veículo tendo em conta as características da malha urbana de Trancoso e algumas localidades do concelho, chamando a atenção sobretudo para Trancoso e seu Centro Histórico.
Este caracteriza-se por arruamentos de raízes medievais, estreitas e sinuosas, onde as construções são feitas à base e materiais tradicionais onde sobressai a madeira ou seus derivados e compostos e outros potenciais combustíveis.
O Presidente do Município congratula-se ainda com a eleição do Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Trancoso, João Batista, para o cargo de Vice-Presidente da Federação de Bombeiros do Distrito da Guarda, facto que na sua opinião, prestigia Trancoso e os bombeiros trancosenses.
A Federação é presidida por Gil Barreiros que desempenha também funções de vice-presidente da Liga de Bombeiros Portugueses, por sua vez presidida por Jaime Marta Soares, Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares.
Júlio Sarmento salienta, por outro lado, o empenho e a dedicação dos órgãos directivos da Associação Humanitária em dotar a corporação com meios técnicos e materiais que potenciem a eficácia da intervenção em caso de sinistro.