O Presidente do Município de Ribeira de Santiago encara esta área como uma das que pode vir a ser desenvolvida em futura cooperação, além de experiencias com capacidade de virem a ser trocadas do ponto de vista cultural e aproveitar para enquadrar no processo de desenvolvimento da Ribeira Grande de Santiago.
Reconhece que as autoridades portuguesas e municipais, neste caso, estão abertas e com vontade de colaborar e cooperar na troca de experiências de projectos e ideias que afirma serem gestos que devem ser reconhecidos”.
Essa cooperação pode incidir no desenvolvimento de projectos nas áreas da Educação, Urbanismo, do conhecimento que já é feito nesta região da Beira Interior, além de intercâmbio de informação.
Ribeira Grande de Santiago está na disposição, já manifestada, de realizar um acordo de geminação com Trancoso.
O Presidente da “Raia Histórica”, Júlio Sarmento e o coordenador desta Associação de Municípios, Sales Gomes, comunicaram ao autarca de Cabo Verde a disponibilidade de desenvolverem aspectos de cooperação e colaboração, além de intercâmbio na área da Juventude.
Segundo Júlio Sarmento, este processo pode incidir nas áreas de organização e participação em eventos nas áreas culturais, sociais turísticas, seminários, mostras culturais e económicas, financiamento em acções na área da tecnologia, transferência de metodologias com associações, desenvolvimento e elaboração de projectos e estudos.
Salientou o sector do urbanismo onde a Raia História está disponível para colaborar nos domínios do saneamento básico, construção e conservação de edifícios, implantação de infra-estruturas, apoio técnico.
Júlio Sarmento e Sales Gomes sugeriram ao Presidente da Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago – que nesta deslocação foi acompanhado pelo assessor e jornalista Nuno Rebocho, ex-delegado da RDP/Guarda – a realização de cursos de formação profissional nos sectores do Turismo (atendimento, gestão turística, promoção, construção de equipamentos para alojamentos de Turismo Rural) mas também comunicaram a abertura na ajuda no fornecimento de equipamento escolar.
Outra alínea onde o Presidente da Raia Histórica, Júlio Sarmento e o coordenador Sales Gomes entendem que pode haver colaboração refere-se ao acompanhamento de crianças até porque a Raia Histórica integra já, desde Outubro, a Plataforma das ONG’s -Organizações Não Governamentais, que podem desenvolver iniciativas de colectas a favor de causas específicas
O edil de Cabo Verde reconheceu que existem carências nas áreas da Arquitectura, Saneamento, Equipamentos Escolares onde a Raia Histórica pode colaborar, salientando a possibilidade de poder participar na elaboração de projectos na área de expansão daquela cidade cabo-verdiana.