Dia 15 de Dezembro de 2013

No dia 15 de Dezembro encerrou no Centro Cultural de Trancoso a Feira do Livro 2013, com a apresentação dos livros “A batalha de Trancoso” e “Vale do Côa, uma região que inspira”.

A “Batalha de Trancoso” da autoria dos investigadores Pedro Gomes Barbosa e Alexandre Patrício Gouveia aborda as circunstâncias da batalha no contexto do conflito com o reino de Castela, a sua relevância na crise de sucessão de 1383/1385 e as personagens que contribuíram para defesa da nacionalidade. Para quem conhece a obra de Arnaut sobre o mesmo evento, este livro traz novos dados e novas abordagens que nos elucidam com a clareza científica sobre os acontecimentos no Campo de S. Marcos no século XIV.

O livro digital “Vale do Côa, uma região que inspira” da responsabilidade da Associação de Desenvolvimento Territórios do Côa contou com as presenças da responsável Dulcineia Moura e do técnico Hugo Morango. A primeira abordou a relevância que a Associação tem no panorama regional, os seus objectivos, perspectivas e o seu raio de acção. O segundo explicou aos presentes o conteúdo da obra digital, onde o texto se combina com imagens, som e movimento, transportando-nos para o região abrangida pelo projecto, alargando horizontes, acedendo a memórias ancestrais e emocionais que não são apenas individuais, mas também colectivas. Uma vez que o nosso concelho está englobado neste projecto, podemos reconhecer nele o legado judaico e o do Bandarra.

Foi possível com a apresentações dos livros aliar o texto impresso, com o reconhecimento do passado de Trancoso, aos novos suportes de leitura, que suportam e abrem caminhos para o futuro local e da região.