Alteração dos contadores de eletricidade pelos novos contadores inteligentes

As instalações elétricas têm vindo a ser substituídas um pouco por todo o país. A distribuidora de eletricidade continuará a proceder à instalação dos novos contadores de luz, deixando para trás os contadores  antigos com uma única leitura (analógico).

-As vantagens dos novos contadores

 Os novos contadores inteligentes são digitais e apresentam um conjunto de vantagens em relação aqueles que sempre conhecemos:

Permitem o envio de leituras reais à distância, através do sistema de telecontagem, deixando de haver a preocupação de enviar as mesmas. No entanto, as leituras poderão ser enviadas pelos consumidores, sempre que assim desejarem. Poderá ser feito um maior acompanhamento dos consumos, já que é possível saber quanta energia é consumida diariamente nos diferentes períodos do dia, o que permite poupar na fatura da luz.

As alterações contratuais passam a ser mais práticas, pois operações tais como alterar a potência contratada, o tipo de tarifa elétrica ou até o ciclo horário, serão realizadas sem haver a necessidade de ser enviado um técnico da distribuidora de luz ao local. Os novos contadores inteligentes trarão consigo um sistema de telecomunicações e dados móveis que permitirão efetuar todas estas alterações ao contrato de luz.

Com se processa a alteração?

 Chegará uma carta a todos os consumidores de eletricidade, com a indicação do dia e da hora que será feita a instalação do novo contador.  Será a própria EDP distribuição a levar a cabo esta mudança.

A alteração é obrigatória e gratuita. Poderão obter mais informações sobre os novos contadores através do número 808 100 100

 

-Tarifa social de eletricidade e gás natural

A tarifa social na energia elétrica tem tido uma expressão cada vez maior no mercado da energia, na medida em que este desconto social é aplicado de automaticamente na fatura da luz, sem que o cliente tenha a preocupação de contactar com a fornecedora de energia e solicitar a ativação do desconto.

A ERSE é a responsável pela aprovação do desconto das tarifas sociais de acesso as redes e as tarifas sociais de venda a clientes finais a aplicar pelos comercializadores de último recurso no ano 2019. A Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) comunica com todas as empresas de energia no mercado livre em Portugal sobre a a redução do preço do Kwh  a aplicar através do desconto de 33,8% na eletricidade e de 31,2% no gás natural.

Os descontos permitem poupar na fatura da eletricidade, e abrange os agregados familiares com mais dificuldades económicas. No caso de considerar ser beneficiário da tarifa social, e o mesmo não estiver presenta na fatura, entre em contacto com a sua companhia de energia.

No passado mês de Julho foi aprovado pelo Estado a redução do IVA na eletricidade para os 6% sobre a potência contratada. Esta redução contempla potências contratadas até 3,45 kWh, e no csao do gás, abrange clientes que tenham o escalão de consumo 2. Verifique se já está a usufruir do novo IVA em vigor.

Saiba mais sobre os descontos sociais na eletricidade gás.

A informação presente do artigo é da responsabilidade da Selectra Portugal.