O monumento aos Bombeiros Voluntários de Trancoso, a localizado na rotunda de confluência das Comunidades Portuguesas com a N226 era uma ambição há muito desejada pelos Trancosenses, pelos associados e operacionais da corporação de Bombeiros de Trancoso e homenagem mais que justa e merecida e que a autarquia levou agora a efeito.

No respeitante ao conjunto escultórico, pretendemos criar um ponto de referência na urbe de Trancoso. A imagem contemporânea implementada ao conjunto e complementada com o dinamismo transmitido pela presença da água e da luz não deixará ninguém indiferente. Trata-se não só de um memorial, mas também de uma valorização do espaço urbano.

O conjunto escultórico é constituído por patamares/ base com acabamento em mosaico cerâmico preto e sobre os quais se desenvolvem os elementos escultóricos mais afirmados.

Os elementos verticais, em ferro lacado a vermelho saem do “solo”, desde o centro do patamar mais elevado e são envoltos por tubos em aço inox.

A área entre o lancil da rotunda e os patamares é preenchida por seixos, gogos de cor branca.

Nos alçados dos patamares estão aplicadas letras, individualizadas, em inox escovado e afastadas da base, com a designação da corporação e respetivo crachá.

O conjunto escultórico pretende transmitir a ação e o espírito dos bombeiros.

A base em preto transmite o queimado, a catástrofe.

Mas sobrepondo-se a esta constatação elevam-se as “chamas” enquanto símbolo sempre associado às corporações.

Envolvendo estes elementos verticais, as chamas, desenvolvem-se os tubos de inox enquanto elementos associados às mangueiras, mas também pela sua conteção transmitirem a proteção perante o perigo e a envolvência a quem procura e necessita dos soldados da paz.

A base das chamas é envolta por água atomizada transmitindo a sensação de fumo.

Estas “mangueiras”, duas delas, integram jatos de água que se projetam sobre os patamares intermédios e a terceira eleva-se terminando com uma pomba em voo para o “alto” e em direção ao centro urbano numa simbologia de agradecimento, de paz e de tranquilidade. Símbolo da paz em homenagem aos nossos “SOLDADOS DA PAZ” e em homenagem aos que serviram a corporação e que já partiram.