Hoje, dia 10 de dezembro, celebra-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos. A celebração desta data, visa homenagear o empenho e dedicação de todos que ao longo dos tempos, têm lutado contra todo o tipo de descriminação, defendendo os direitos humanos e promovido a igualdade entre todos os cidadãos.
Nesta data, no ano de 1948, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou a Declaração Universal dos Direitos do Homem que assume os direitos humanos básicos, inalienáveis, aos quais todos os cidadãos devem ter direito, independentemente da sua raça, cor, religião, sexo, idioma, ideologia política ou de outro estatuto.
Em Portugal, a Assembleia da República reconheceu a extrema importância da Declaração Universal dos Direitos do Homem ao aprovar, em 1998, a Resolução que vigora até hoje, na qual deixou instituído que o dia 10 de dezembro deveria ser considerado o Dia Nacional dos Direitos Humanos.
O objetivo principal na assinatura desta Declaração, assinada por 58 estados, foi o de promover a paz e a preservação da humanidade após os conflitos da 2ª Guerra Mundial que vitimaram milhões de pessoas.