Dia 11 e 12 de Janeiro de 2012Mais de duas dezenas de operadores turísticos de Israel e Turquia visitaram Trancoso nos dias 11 e 12 de Janeiro, no âmbito de uma Fam Trip do operador Israelita Amsalem, promovida pela agência turística ALEGRETUR dirigida por Isaac Assor.
Esta iniciativa que visou sobretudo o conhecimento das potencialidades patrimoniais e turísticas do legado Judaico de Trancoso realizou-se em parceria com a Associação “Aldeias Históricas de Portugal que tem vindo a trabalhar com a ARPT – Centro de Portugal em diversas áreas que assistem a actividade turística, nomeadamente, na área da distribuição/comercialização, entendendo-se neste contexto, junto de operadores turísticos.

A Marca Centro de Portugal tem colaborado com a Agência ALEGRETUR no apoio a Fam Trip com agentes de viagens do operador Israelita Amsalem, situação que se oferece de particular importância uma vez que a Estratégia de Eficiência Colectiva integra a temática do judaísmo, constituindo-se por isso como uma oportunidade em desenvolver trabalho conjunto para a promoção da cultura judaica.

Isaac Assor, da ALEGRETUR, considerou que Trancoso tem grandes possibilidades de desenvolvimento na área do turismo judaico, sobretudo de Israel, potenciadas a curto prazo com a construção do Centro de Interpretação Judaica “Isaac Cardoso” e Sinagoga Beit Mayim Hayim, equipamento que está a ser realizado por iniciativado município de Trancoso.

O empresário (também membro da Comunidade Judaica Portuguesa) realçou o facto de Trancoso “possuir um excelente Centro Histórico, preservado e valorizando vivência judaicas desta cidade (antiga vila medieval) desde há séculos, intimamente ligado às pessoas, aos cidadãos que partilham essas vivências e memórias o que pode aumentar o poder de atractibilidade de Trancoso”.

Por seu turno, Jordan Horn, guia israelita que habitualmente lidera grupos de turistas a Trancoso, classificou a Judiaria local (antigo bairro judeu) como “ um dos mais significativos lugares de visita de qualquer conjunto de turistas judeus, que pela sua mística intrínseca, chama a atenção das pessoas que aqui aprendem e contactam com a história do povo Judeu, pese embora a vicissitude dessa História, designadamente a Inquisição”.

O Presidente da Câmara Municipal de Trancoso, Júlio Sarmento, manifestou a disponibilidade da autarquia em apoiar “ tudo o que possa valorizar e reforçar a componente cultural trancosense, sempre numa perspectiva de desenvolvimento baseada no passado, neste caso da presença dos Judeus nesta cidade e região, projectando-o para o futuro”.

Tendo como referência a personalidade judaica de Isaac (Fernando) Cardoso (médico, filosofo e escritor nascido em Trancoso em 1603/4) e a sua obra, Júlio Sarmento manifestou a convicção de que a construção do Centro de Interpretação judaica “Isaac Cardoso” que integra a Sinagoga “Beit Mayim Hayim” vai conferir “uma maior centralidade a Trancoso, dinamizar a actividade social, cultural e também económica e sobretudo enfatizar uma das componentes importantes da Historia de Trancoso, em particular, e de Portugal, no geral: a presença dos Judeus”.

Observou que “ os visitantes judeus, sejam eles oriundos de Israel ou de outro qualquer país, vêm aqui em busca, muitas vezes, das suas raízes ancestrais, da fonte das suas memórias e por isso a Câmara Municipal de Trancoso está empenhada em respeitar esse passado e estimular essa busca e conhecimento através do estudo e preservação do passado, neste caso da Historia dos Judeus”.

Os agentes e operadores turísticos assistiram no Convento de São Francisco/Teatro Municipal de Trancoso a um concerto especialmente concebido para esta ocasião pelo Grupo Coral Canto D’Alma de Trancoso.

A deslocação desta Fam Trip a Trancoso inseriu-se num conjunto de visitas aos locais tidos como os mais emblemáticos da cultura judaica, onde se insere Trancoso.

As Fam Trip têm vista a familiarização e conhecimento de locais, instalações agentes locais ou regionais ligadas, neste caso, ao Turismo Judaico, tendo em vista a realização futura ou próxima de visitas organizadas de grupos e pessoas.