Oleos UsadosOs dois primeiros oleões, destinados a recolher óleos alimentares usados (OAU), foram colocados em Trancoso no passado dia 9 de Novembro. 
A Câmara Municipal de Trancoso em parceria com a Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB) e a Empresa Biosys, Serviços de Ambiente, Lda., procederam à colocação de equipamentos para a deposição diferenciada de óleos alimentares usados (OAU) no Concelho. A Biosys será a entidade responsável pela colocação dos oleões, recolha dos OAU, manutenção e limpeza periódicas destes equipamentos.

O óleo depois de utilizado deverá ser colocado numa garrafa de plástico (atenção: não colocar o óleo quente na garrafa) e quando esta estiver cheia, deverá ser devidamente fechada (para evitar derrames) e colocada dentro do oleão. Não se deve, em circunstância alguma, verter o óleo directamente para o oleão, nem tão pouco deixar embalagens cheias no exterior do contentor.

Estes oleões servem exclusivamente para receber os OAU de origem vegetal resultantes das habitações dos munícipes e nunca óleo lubrificante de motores (de origem mineral ou sintético). Para os locais com grandes produções (restaurantes, cantinas, etc.) existem empresas que facultam equipamento de deposição e fazem a recolha destes resíduos, devendo os interessados contactar empresas autorizadas para o efeito (ver listagem da Agência Portuguesa do Ambiente) ou, para mais esclarecimentos, os Serviços de Meio Ambiente desta autarquia.

Localização dos Oleões:

Trancoso – Bairro Sr. Dos Aflitos: Rua Eng.º Amaro da Costa (junto ao ecoponto)

Trancoso – Urbanização da Quinta do Conde: Rua do Prado (junto ao ecoponto)

Legislação aplicável: Gestão de Óleos Alimentares Usados – Decreto-lei n.º 267/2009 de 29 Setembro

À semelhança do que acontece com o papel/cartão, embalagens, vidro e pilhas, vamos fazer a recolha selectiva dos OAU. Colabore, são os pequenos gestos do presente que poderão fazer a grande diferença no futuro.

Por Serviços de Meio Ambiente, Novembro de 2010