Foi submetida pelo Município de Trancoso e aprovada pelo Instituto da Segurança Social I.P. a candidatura à medida Contratos Locais de Desenvolvimento Social de 5ª Geração (CLDS-5G) para o concelho de Trancoso, designada Projeto “Trancoso Social Cooperação e Inclusão”.
O projeto é financiado pelo programa PESSOAS 2030, com início previsto para o dia 1 de julho de 2025 e uma duração estimada de 48 meses. A intervenção terá como foco principal os grupos populacionais mais vulneráveis do concelho, identificados com base na análise da sua estrutura demográfica.
Neste âmbito, o projeto visa combater a pobreza e promover a inclusão social através de um conjunto de ações integradas e articuladas entre os diversos agentes locais. A intervenção adotará uma abordagem centrada nos grupos populacionais mais fragilizados, procurando ainda reforçar a capacitação da comunidade para dar respostas eficazes e rápidas em contextos de emergência social e situações de exceção. Paralelamente, o projeto pretende também combater o isolamento, promover o envelhecimento ativo e assegurar a promoção da sua autonomia, por forma a que estes se possam sentir verdadeiramente integrados na sociedade.
Relativamente aos objetivos específicos do projeto “Trancoso Social Cooperação e Inclusão”, definiram-se os seguintes:
a) Aumentar os níveis de coesão e inclusão social no concelho de Trancoso, através da implementação de diversas ações no âmbito da presente candidatura, dinamizando a alteração da sua situação socio territorial;
b) Concentrar a intervenção nos grupos populacionais mais vulneráveis, promovendo pequenas mudanças nas suas condições de vida de acordo com os fatores de vulnerabilidade identificados;
c) Potenciar a cooperação entre o setor público e a população, mobilizando esforços conjuntos para a promoção e execução das ações previstas;
d) Fortalecer a ligação entre as intervenções e os instrumentos de planeamento municipal, garantindo a coerência e integração das políticas locais.
O Plano de Ação contempla 20 atividades, distribuídas por diversas ações a serem implementadas de forma multidisciplinar e articulada pelos técnicos do município afetos ao projeto. A execução destas atividades serão enquadradas com base em dois eixos estratégicos:
Eixo III: Promoção da autonomia, envelhecimento ativo e longevidade;
Eixo IV: Desenvolvimento Social, Capacitação Comunitária e Intervenção em Contextos de Emergência Social.
Designação do Programa: Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS-5G)
Entidade Promotora: Município de Trancoso
Custo Total Elegível: 537.599,39€
Fundo de Apoio UE: 456.959,48€
Contacto: 271829120 | E-mail: clds5g@cm-trancoso.pt