De 31 de Julho/31 de AgostoO historiador e investigador Jorge de Figueiredo foi evocado na exposição “Vida e Obra de Jorge Figueiredo” que até final de Agosto vai estar patente ao público no Convento de São Francisco -Teatro Municipal de Trancoso.
É uma iniciativa da Câmara Municipal de Trancoso e da TRANCOSO EVENTOS- Entidade Empresarial Municipal EEM.
A exposição tem o seguinte horário de funcionamento: terça a sexta das 9H00 às 18H00 e sábado e domingo das 14H00 às 18H00.
O Presidente do Município de Trancoso, Júlio Sarmento, afirma a propósito desta exposição que a autarquia presta uma homenagem justa a Jorge de Figueiredo que foi dos mais dedicados investigadores da História de Trancoso nas suas diversas vertentes.
“Consciente da importância que a Cultura tem no processo de desenvolvimento das comunidades locais e, neste caso, do concelho de Trancoso, Jorge de Figueiredo soube bem valorizar as coisas que, alicerçadas no passado, contribuíram e contribuem para que, no presente, haja uma identidade cultural, a preocupação da valorização do património e a sua projecção nas gerações vindouras”, afirma.
Júlio Sarmento evidencia ainda o currículo de Jorge Figueiredo, enquanto “Homem de Cultura”, a sua capacidade de análise histórica, o conhecimento dos factos, entendidos como marcos de uma época no passado e no presente, a paixão pela valorização e preservação do património cultural monumental e artístico.