Dia 30 de 2011
A Assembleia Geral da Associação Rede Nacional de Judiarias realizou-se ontem em Trancoso sob a presidência de António Ceia da Silva, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo.
Foi a segunda reunião da Assembleia depois de uma primeira ocorrida no dia 5 de Abril em Belmonte onde foram eleitos os Corpos Sociais e definida a organização interna da Rede Nacional de Judiarias.
O Secretário-geral da Associação e Presidente da Entidade de Turismo Serra da Estrela, Jorge Patrão, observou na circunstância que das cerca de 300 marcas que testemunham a presença de Judeus nas respectivas Judiarias (bairros Judeus), metade situam-se em Trancoso, além de 48 na Guarda, 40 na Covilhã, 16 em Belmonte e mais de duas dezenas em Penamacor.
TRANCOSO – Leão de Judá TRANCOSO – Menorah
Na circunstância foi defendida por António Pita (representante do Município de Castelo de Vide, que preside à Associação Rede Nacional de Judiarias) e por António Ceia da Silva, a existência de uma tipologia comum que identificasse as referidas marcas.
Por outro lado foi abordada a temática relativa aos produtos Casher (produzidos de acordo com os preceitos judaicos) pelo que foi sustentada a necessidade de serem estabelecidos contactos com as entidades responsáveis, designadamente as Comunidades Judaicas, para a identificação dos mesmos com uma marca/selo da Associação mas também da entidade certificadora Casher.
Jorge Patrão referiu ainda que o Município de Sabugal manifestou interesse em aderir à Associação e que Tomar procedeu já ao respectivo envio da documentação.
Foi ainda defendido que seja adoptada uma sinalética comum identificativa da rede na indicação das Judiarias e que seja tida em conta a identificação dos vestígios ou testemunhos da presença judaica na reabilitação dos Centros Históricos e sobretudo nos Municípios que pretendam aderir a esta entidade.
Jorge Patrão anunciou que se encontra em elaboração um sítio na Internet sobre a Rede Nacional de Judiarias.
A Associação Rede Nacional de Judiarias é presidida pelo Município de Castelo de Vide, tem como Vice-presidentes o Município de Trancoso, Entidade Regional de Turismo Serra da Estrela e Município de Torres Vedras, sendo a Assembleia Geral presidida pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo, Vice-presidentes a Entidade Regional de Turismo do Douro, Municípios de Belmonte e Freixo de Espada à Cinta e como Secretário a Entidade Regional de Turismo do Oeste.
O Conselho Fiscal tem como presidente a Entidade Regional de Turismo Lisboa e Vale do Tejo, vice-presidente o Município de Lamego e vogal a Comunidade Judaica de Belmonte.