Dia 14 de março – Dia Internacional da Matemática – Dia do Pi (π)
No âmbito do concurso Matemática e Filatelia , promovido pela Sociedade Portuguesa de Matemática e pela Universidade de Coimbra, os alunos Hugo Martins e Diana Vaz, do terceiro ano do curso de Gestão de Equipamentos Informáticos, orientados pelos professores Tânia Chouzal e Marco Martins, desenvolveram o selo com o tema “Filatelia, Matemática e História”.
Muralhas, com Matemática, encantam a História
Do grande círculo da História resultam múltiplas formas que nos legam todas as narrativas passadas com que construímos os nossos quadros mais futuristas.
Unidos como pedras retangulares da muralha, somos memória e porvir.
As Portas D’El Rei viram todo o passado. Foi por estas Portas em forma de parábola que, em 1282, D. Dinis entrou para celebrar o matrimónio com sua D.ª Isabel de Aragão.
Foi junto a estas portas que, no século XIV, o padre Costa empreendeu as suas lendárias conquistas amorosas. No século XVI, Bandarra declamava do pentágono das torres as trovas proféticas que inspiraram Vieira e Pessoa.
Foi nestas torres que os soldados, protegidos por triângulos e trapézios, vigiavam a longa fronteira com Castela.
O brasão retangular marca a identidade de Trancoso, aldeia histórica, vila medieval, cidade de feiras e batalhas onde a aproximação de pi é uma moeda de troca.
Tudo para que o futuro nos traga também infinitas oportunidades de nos realizarmos.
Os Bandarras
Fonte: Escola Profissional de Trancoso