A carregar Eventos

O Dia Internacional da Proteção Civil, instituído pela Organização Internacional de Proteção Civil (OIPC), é celebrado, anualmente, a 1 de março, data em que entrou em vigor a Constituição da mencionada organização.

Em Portugal e no mundo, o propósito da comemoração da data é o de sensibilizar os vários países do mundo para a importância da proteção civil, prestar tributo a todos os agentes de proteção civil e promover a reflexão e o diálogo em torno dos riscos a que territórios e populações estão sujeitos, e o papel que cabe a cada um de nós, cidadãos, no esforço coletivo de criação de comunidades resilientes, próprias das sociedades mais desenvolvidas.

Em Portugal, na sequência do Despacho n.º 6915/2008, 21 de fevereiro foi instituído o Dia da Proteção Civil.
Desde então, o Dia da Proteção Civil é assinalado, a nível distrital e nacional, com diversos eventos promovidos pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e, sobretudo, pelos seus Comandos Distritais de Operações de Socorro (CDOS), em colaboração com numerosas entidades, entre as quais escolas, corpos de bombeiros, câmaras municipais, juntas de freguesias e demais agentes que integram o sistema nacional de proteção civil, junto das comunidades locais e dos cidadãos, promovendo a realização de simulacros nas escolas, visitas a quartéis de bombeiros, seminários, exposições e/ou de jornadas de reflexão alusivas à temática, de forma a sensibilizar a população para a área da proteção civil.
De acordo com a Organização Internacional de Proteção Civil, o tema do Dia Internacional da Proteção Civil de 2020 é o seguinte: “Civil Defence and First Aider in every Home” .
O tema vem sublinhar o papel fundamental que um cidadão bem preparado desempenha em caso de emergência ou ocorrência de catástrofe, destacando o papel ativo que os cidadãos podem e devem ter na sua proteção e na segurança coletiva.

A proteção civil é um sistema de múltiplos agentes, valências e instrumentos de atuação. Um cidadão consciente dos riscos e dos contributos que pode dar para os evitar ou para atenuar as suas consequências é, por princípio, um agente ativo de proteção civil, desempenhando um papel fundamental no sistema.

#DiadaProteçãoCivil
#TodosSomosProteçãoCivil

 

hashtag-diadaprotecaocivil-1