A carregar Eventos
Este evento já decorreu.

Histórias da Aldeia entre a Noite e a Madrugada servem de mote para três dias de festa na Aldeia Histórica de Monsanto

– Mil e uma histórias e fantasias compõem a História de Monsanto. No castelo, o ponto mais alto desta Aldeia Histórica, ainda se conservam vestígios da habitação mais remota do lugar, da memória dos primeiros reis de Portugal e da presença incontornável dos Templários. São as histórias que a Aldeia Histórica de Monsanto tem para contar que vão inspirar três dias de festa, de 9 a 11 de novembro.

Histórias da Aldeia entre a Noite e a Madrugada” é o décimo primeiro evento do ciclo “12 em rede | Aldeias em Festa” que, durante todo o ano, leva animação e cultura às 12 Aldeias Históricas de Portugal. Desta vez, são as histórias da aldeia que vão inspirar três dias de festa em Monsanto.

Situada no alto de um monte, a Aldeia Histórica de Monsanto é um lugar de beleza rústica e singular. Distinguida como a Aldeia Mais Portuguesa de Portugal, em 1938, e classificada como Aldeia Histórica em 1995, é uma experiência inesquecível para quem a visita.

As origens da Aldeia Histórica de Monsanto remontam ao tempo do paleolítico. Vestígios arqueológicos dão conta de um castro lusitano e da ocupação romana no denominado campo de S. Lourenço no sopé do monte. Foram também encontrados vestígios da permanência visigótica e árabe. Vários foram os povos que ocuparam Monsanto e deixaram a sua marca, tornando este lugar riquíssimo no que se refere à sua herança arqueológica, urbanística e cultural.

Assim, infinitas são as histórias que esta terra tem para nos contar – e que servem de mote para três dias de grande animação. Concertos, workshops, visitas temáticas guiadas, provas e degustações gastronómicas são algumas das atividades que compõem um extenso e diversificado programa para todas as idades, com entrada gratuita.

Mas esta é também uma excelente oportunidade para conhecer, em pleno, a Aldeia Histórica de Monsanto e as suas origens, assim como as suas gentes, que também participarão nos vários momentos da festa.

Participe nesta grande festa e viva grandes emoções em Monsanto!

E para aproveitar ao máximo estes dias, a Associação de Desenvolvimento Turístico das Aldeias Históricas de Portugal propõe pacotes especiais de alojamento e refeições, com preços atrativos, em https://goo.gl/VM6rJf

Mais informações em www.cm-idanhanova.pt.

A festa só acaba em dezembro!

O ciclo “12 em rede | Aldeias em Festa” só termina em dezembro! Depois das 11 Aldeias Históricas de Portugal que já receberam eventos, a festa continua em Belmonte, de 7 a 9 de dezembro. São nove meses de grande animação e que levam milhares de visitantes às 12 Aldeias Históricas de Portugal. A não perder!