A carregar Eventos
Este evento já decorreu.

A Exposição Marcas do Património Europeu vai estar patente no Centro Cultural de Trancoso de 6 a 17 de maio.

Trata-se de uma exposição fotográfica constituída por um conjunto de 40 painéis, produzidos e enviados pelos responsáveis da Comissão Europeia, sendo que 39 apresentam uma imagem de cada sítio distinguido com a MPE, e um destes corresponde a um painel introdutório.
Cada painel contém legendas em português e em inglês.
Os objetivos gerais da Marca do Património Europeu consistem em reforçar o sentimento de pertença à União Europeia por parte dos seus cidadãos, em especial dos jovens, com base nos valores e elementos comuns da história e do património cultural, valorizar a diversidade nacional e regional e incrementar o diálogo intercultural.
Em prol desses objetivos, a MPE procura realçar o valor simbólico e dotar de maior visibilidade os locais, eventos ou períodos que desempenharam um papel significativo na história e na cultura da Europa ou na construção da União Europeia.
A MPE distingue-se de outras iniciativas no âmbito do património cultural como a Lista do Património Mundial da UNESCO, a Convenção sobre o Património Cultural Imaterial da UNESCO ou os Itinerários Culturais do Conselho da Europa.
Não se trata, pois, do reconhecimento da beleza e valor arquitetónico dos Sítios, mas antes do seu valor simbólico. Não se trata de garantir a sua conservação, mas de garantir a oferta das atividades de divulgação, na sua dimensão pedagógica, especialmente dirigidas aos jovens.