A carregar Eventos

Assinala-se no dia 25 de novembro, o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres.

O Município de Trancoso, volta a associar-se a esta causa em parceria com o Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica do Centro de Formação, Assistência e Desenvolvimento(NAV),  na divulgação desta importante data, destacando o contributo desta resposta social distrital, na melhoria do bem-estar das vítimas de violência doméstica.

O Centro de Formação Assistência e Desenvolvimento (CFAD), é uma IPSS sediada na Rua Soeiro Viegas, nº2 – B, Guarda, cujo objetivo central é o desenvolvimento integral e harmonioso de todo o ser humano.

Englobado nas diversas respostas sociais que o CFAD possui, está o Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica (NAV) que tem contribuído para a melhoria do bem-estar das vítimas de violência doméstica do distrito da Guarda, através de apoio social, acompanhamento psicológico e atendimento jurídico, serviços estes, totalmente gratuitos e confidenciais, sendo  realizados por uma equipa multidisciplinar, que inclui uma técnica de Serviço Social, uma Psicóloga e uma Jurista.

Cada vez mais são identificados casos de violência doméstica, pelo que é urgente refletir sobre esta problemática social, sensibilizar a sociedade e responsabilizar todos/as os/as cidadãos/as para a denúncia, atendendo a que se trata de um crime público.

É, também essencial reconhecer as marcas profundas que este crime provoca nas vítimas diretas, mas também, naqueles/as que vivem envolvidos/as nesse mundo de violência, nomeadamente as crianças e jovens.

Com esta data pretende alertar-se a sociedade para os vários casos de violência contra as mulheres, promovendo uma reflexão para o problema e, assim, tentar preveni-lo.

Combater a violência contra as mulheres é um dever de todos.

 

É um dever de qualquer cidadão participar!