A carregar Eventos
Este evento já decorreu.

Vai realizar-se no próximo dia 27 de março, pelas 14h30, no auditório do Pavilhão Multiusos, o primeiro dia aberto da nova parceria entre o Município de Trancoso e a UTAD.

Este dia aberto tem como temas a apresentação das linhas mestras do novo projeto “TRANCASTNUT“ e a Micropropagação in vitro em Castanheiros.

A micropropagação vegetativa é uma técnica utilizada para a produção de plantas em grande escala.

É habitualmente designada por clonagem de plantas e baseia-se na produção de milhares de plantas a partir de apenas uma planta mãe. Esta planta é escolhida de acordo com as características desejadas pelo cliente/indústria transformadora. Posteriormente é submetida a diversos testes de qualidade e tratamentos de desinfeção de modo a garantir a sua qualidade fitossanitária.

Esta planta dará origem a milhares de plantas e assim sucessivamente, obtendo-se deste modo uma produção com crescimento exponencial que pode ser obtida num curto espaço de tempo e em pouco espaço físico em relação à produção natural.

Esta técnica é realizada em laboratórios especializados, o que permite definir a quantidade a produzir, o tempo de produção, as características das plantas e garante a inexistência de variabilidade genética entre plantas que, de outro modo de produção não é possível.

A sessão está aberta a todos os interessados!