Na sequência dos contactos efetuados pelo Senhor Presidente da Câmara Municipal em estreita colaboração com as Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários de Trancoso e de Vila Franca das Naves, no sentido de obter a atribuição de duas Equipas de Intervenção Permanente (EIP) para o concelho de Trancoso, o Senhor Secretário de Estado da Proteção Civil, Engº. José Artur Tavares Neves, comunicou, em 24-04-2018, a decisão de atribuição de duas Equipas de Intervenção Permanente ao Município de Trancoso, ficando estas afetas aos respetivos Corpos de Bombeiros.

 As Equipas de Intervenção Permanente são constituídas por cinco bombeiros voluntários cada uma, sendo financiadas em 50% pelo Município de Trancoso.

A assinatura dos Protocolos celebrados entre o Município de Trancoso, a Autoridade Nacional de Proteção Civil e as Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários de Trancoso e de Vila Franca das Naves, com vista à formalização da constituição daquelas duas EIP, teve lugar no dia 04 de maio de 2018 em Fornos de Algodres, na presença de Sua Exª. o Senhor Ministro da Administração Interna, Dr. Eduardo Cabrita.