Trancoso comemora a Revolução dos Cravos com diversas iniciativas promovidas pela Câmara Municipal em colaboração com a União das Freguesias de Trancoso e Souto Maior, Grupo Desportivo de Trancoso e Associação de Atletismo da Guarda.
O Município de Trancoso associou-se às Comemorações do 43.º Aniversário do 25 de Abril com um vasto programa cultural e desportivo que pretendeu assinalar o chamado “Dia da Liberdade”.
Assim, o programa iniciou-se no dia 24 de Abril, à tarde, com a inauguração da exposição “Despertar para a Liberdade” com os trabalhos realizados pelos alunos do 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Trancoso, no Centro Cultural de Trancoso.
À noite, o Convento de São Francisco – Teatro Municipal foi palco de um espetáculo musical, onde três artistas da Guarda, que compõem o grupo Trivenção, interpretaram um repertório de músicas de Abril.
Zeca Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Fausto ou Sérgio Godinho foram alguns dos autores revisitados nessa noite.
No dia 25 de Abril realizaram-se as cerimónias oficiais com o hastear da bandeira e a sessão evocativa, realizando-se esta última no Salão Nobre dos Paços do Concelho, para toda a população trancosense.
O programa continuou com a IV edição da Corrida da Liberdade, uma tradição antiga recuperada pelo atual Executivo Municipal, registando este ano uma participação record, ao contar com cerca de duas centenas de atletas de diferentes escalões etários e géneros, oriundos de vários pontos do país.
Em simultâneo, no complexo das piscinas municipais, disputou-se o II Open da Liberdade com a participação de 11 tenistas, provenientes dos distritos de Castelo Branco, Viseu e Guarda.
Após o término das provas de atletismo, em ambiente descontraído, atletas, pais e demais convidados reuniram-se no Largo D.Dinis para um almoço convívio, seguindo-se da entrega de prémios.
As comemorações encerraram às 19h00, nos courts de tenis das Piscinas Municipais, com a Final do II Open da Liberdade e respetiva entrega de prémios.