Hoje, dia 8 de março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher. Na origem da criação deste Dia, existem várias explicações, sendo uma delas a luta das mulheres operárias por mais direitos e melhores condições de vida nas fábricas, além da reivindicação do direito ao voto.

No ano de 1909, a 28 de fevereiro, realizou-se a primeira celebração das mulheres, nos Estados Unidos, devido a uma greve das operárias de tecidos que ocorrera no ano anterior, em que reivindicavam melhores condições de trabalho, menos carga horária e aumentos salariais.

Infelizmente, o movimento foi finalizado de maneira trágica e no dia 25 de março de 1911, a fábrica pegou fogo com várias mulheres no interior do edifício, resultando na morte de 146 pessoas, entre os quais, 20 homens. A maior parte das mulheres que faleceram neste incêndio, eram imigrantes judias, muitas delas, com apenas 14 anos de idade.

Em 1945, a Organização das Nações Unidas (ONU) assinou o primeiro acordo Internacional que afirmava princípios de igualdade entre homens e mulheres. Posteriormente, o ano de 1975 foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher, e o dia 8 de março foi adotado como o Dia Internacional da Mulher pelas Nações Unidas,  com o objetivo principal de reconhecer a importância e contributo da mulher na sociedade.

O Dia 8 de março, pretende desta forma, celebrar os direitos que as mulheres, essencialmente, na proteção em situações de violência doméstica, maior representação em cargos de liderança, não esquecendo todas aquelas mulheres que em vários pontos do mundo, simplesmente não têm direitos.