O Município de Trancoso comemorou a 18 de Abril, O “Dia Internacional dos Monumentos e Sítios”, este ano dedicado ao tema “Património Rural/ Paisagens Culturais”. A iniciativa pretende sensibilizar todos os participantes para o património histórico do Concelho.
A sessão de abertura teve como oradores o Sr. Governador Civil da Guarda, Dr. Santinho Pacheco e o Presidente da Câmara Municipal de Trancoso, Dr. Júlio Sarmento, que referem a importância da reabilitação do património histórico e monumental no desenvolvimento estratégico do concelho que passa obrigatoriamente pela valorização dos seus recursos patrimoniais.
Seguiu-se a apresentação do tema “Trancoso Terras de Fronteira” pela Dr.ª Maria do Céu Crespo e do Dr. João Lobão o qual era constituído por uma exposição de artefactos encontrados no interior do castelo de Trancoso.
Este dia ficou ainda marcado com o lançamento das Actas do Colóquio,”Profetismo: DE BANDARRA A VIEIRA, tema apresentado pelo Dr. Armando Fernandes.
Após a comunicação do Arquitecto Rodrigo Germano, representante da empresa “Gonçalo Byrne Arquitectos”, sobre os resultados finais do Projecto de Consolidação e Valorização do Castelo de Trancoso que visa requalificar e dinamizar o espaço do Castelo, classificado Monumento Nacional, designadamente a criação de acessibilidades, de atendimento, espaços com carácter multifuncional e infra-estruturas de apoio a visitantes e funcionários, os presentes foram convidados a constatar a evolução destes trabalhos numa visita guiada ao Castelo.