Entre os dias 29 de Março e 2 de Abril, o Município de Trancoso celebrou a Semana da Leitura. Este ano procurou-se diversificar e animar as atividades, para além da habitual feira do livro.
Por isso iniciamos no dia 29 de Março com a apresentação das “Lendas do Distrito da Guarda” do escritor e investigador Santos Costa. Esta recolha do património oral regional foi partilhada em duas sessões aos alunos do Agrupamento de Escolas de Trancoso no Convento de São Francisco – Teatro Municipal.

 
No dia 31 de Março, os alunos do Ensino Secundário e da Escola Profissional de Trancoso puderam assistir à peça “Quem quer ser Saramago?”, pela companhia Andante. Os alunos ficaram a conhecer a obra e alguns trechos mais marcantes da obra de Saramago, num misto de música, de perguntas e respostas, tendo sempre presente as ideias do Prémio Nobel.
No sábado, 1 de Abril, os bebés e crianças até 4 anos puderam assistir à animação “Afinal o Caracol”, em que o texto de Fernando Pessoa é a base, mas onde se brincou com a música das palavras, com a leveza das palavras, com o tamanho das palavras, com a pressa e a lentidão das palavras e também… com o silêncio.

 
No domingo, 2 de Abril, as crianças a partir dos 4 anos puderam trazer os livros ao Dr. Livrecos, para uma consulta muito pedagógica, onde os livros a necessitar de tratamentos tiveram toda a atenção necessária e aprenderam a cuidar melhor deles.
Para terminar a Semana da Leitura, no mesmo domingo pela tarde, o Centro Cultural de Trancoso recebeu o Prémio Pessoa, Dr. Frederico Lourenço. Este professor da Universidade de Coimbra, escritor e filólogo, apresentou-nos a sua mais recente investigação e que resultou na publicação da obra “Bíblia – Novo Testamento”.

 


(Imagens das atividades do fim de semana – 1 e 2 de Abril).