Ex-Presidente do Município, Empresário e Ex-Provedor da Misericórdia de Trancoso.O Rotary Club de Trancoso homenageou ontem, 19 de Outubro, o engenheiro Pedro Viterbo ex – Presidente do Município de Trancoso, empresário e antigo Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Trancoso em cerimónia realizada no Hotel Turismo desta cidade com a presença de várias personalidades do mundo empresarial, cultural, social e político.
A organização pretende desta forma reconhecer “o mérito profissional e os desdobrados serviços à comunidade” que Pedro Viterbo desenvolveu.

O homenageado é natural de Trancoso onde nasceu a 24 de Junho de 1913. Completou os estudos na Escola de Santarém, formando-se em Agronomia na Faculdade de Ciências da prestigiada Universidade francesa de Toulouse, onde se distinguiu com a tese de licenciatura sobre o Vinho do Porto intitulada Dans le Temps et Dans le Monde” (1936). Regressou a Trancoso para ajudar o pai, que, embora com uma vida activa de profissional como Juiz, era um devoto à terra – Trancoso –, dando nessa época um primeiro impulso na viticultura local, nomeadamente nas zonas de Valdujo e Ribeira do Freixo.

Em Setembro de 1940, casa em Aveiro com Maria Gabriela de Resende Ferreira Viterbo com quem tem três filhas: Maria da Piedade, Maria Gabriela e Maria da Graça. A família conta actualmente com nove netos e 23 bisnetos.

Iniciou a sua vida profissional na Vila da Feira, responsável pela organização do Grémio da Lavoura, que dirigiu durante vários anos, tendo também vivido em Espinho. Ingressa posteriormente nos Serviços Fitopatológicos do Ministério da Agricultura, em Lisboa, mantendo em Trancoso a sua actividade agrícola na viticultura, na exploração florestal e bovina

Na década de 50 foi presidente da Câmara de Trancoso e Provedor da Santa Casa da Misericórdia, período em que trabalhou na melhoria das infra-estruturas da vila e do bem-estar da população.

Destacam-se a inauguração do hospital, a construção de um bairro social e o apoio, pessoal, à paróquia de Trancoso, que mantém até hoje. Nos anos 60 fundou a AGRICEL, com sede em Lisboa, empresa comercial de representações de máquinas e equipamento agrícola, francês e inglês, investindo ainda na exploração do café em Angola.

Nos anos 70 radica-se no Estoril, a partir de onde mantém até hoje o dinamismo da sua actividade profissional agrícola em Trancoso, apostando nas últimas décadas na fruticultura, nomeadamente em frutos verdes e frutos secos. Pedro Viterbo é membro da Ordem dos Engenheiros, da Sociedade de Geografia e sócio-fundador do Automóvel Clube de Portugal (ACP). Em 1983 foi distinguido pelo Governo francês com a Ordem de Mérito Agrícola.