Dia 9 de Outubro de 2011PINTURA (Sandra Cruz) e FOTOGRAFIA (Maria Paula Ribeiro)
O Presidente do Município de Trancoso, Júlio Sarmento, inaugurou ontem (9 de Outubro), as exposições de Pintura de Sandra Cruz e Fotografia de Maria Paula Ribeiro que preenchem o espaço do Centro de Interpretação da Cogula até 30 de Outubro.

É uma iniciativa da Câmara Municipal de Trancoso e TRANCOSO EVENTOS E.E.M. em colaboração com a Junta de Freguesia de Cogula.

Júlio Sarmento, guiado pelas artistas, apreciou as obras expostas e inteirou-se da técnica utilizada por Sandra Cruz na execução das suas pinturas (óleo) que nesta iniciativa têm o título genérico “ARTE e CRIAÇÃO”, observando que se “tratam de pinturas que expressam cor e vida, onde há movimento e festa”.

Num percurso à mostra de Fotografia intitulada “ANIMÁLIA”, Maria Paula Ribeiro, veterinária que tem esta actividade como “hobby” explicou que algumas das fotografias expostas registam momentos captados pela objectiva, por vezes situações decorrentes da própria actividade profissional, mas também retratando aspectos da própria vida animal.

O Presidente do Município, Júlio Sarmento, considera que este tipo de manifestações culturais “são motivadoras e mobilizadoras para a vivência da comunidade de Cogula mas também do concelho, possibilitando de forma aberta, a convivência e intercâmbio de artes e artistas, técnicas e formas de encarar realidades, as coisas, o ambiente, a vida”.

AS ARTISTAS EXPOSITORAS

MARIA PAULA RIBEIRO (Fotógrafa)

É natural de Soissons (França) Licenciada em Medicina Veterinária pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Outubro de 1999), fundou e é directora clínica do Centro Veterinário Holístico Bandarra Vet, em Trancoso e tem com áreas de interesse a Cardiologia, Medicina Interna e Cirurgia de tecidos moles.

Maria Paula Ribeiro tem como “hobby” principal a Fotografia que utiliza no seu dia-a-dia, tanto a nível profissional como de lazer e que define como uma das suas áreas preferidas.

SANDRA CRUZ (Pintora)

Nasceu a 26 de Julho de 1975 em Massarelos , Porto, mas cresceu e reside desde sempre no lugar de Gens, freguesia de Foz do Sousa.

Profissionalmente nunca esteve ligada ao mundo das artes mas este aconteceu adoptando como “ escola” a consulta a manuais, visita a exposições e, sobretudo, a troca de experiências com outros artistas.