Inauguração do novo Bloco da Escola Básica Integrada do 1.º Ciclo de TrancosoO Primeiro-Ministro, José Sócrates, foi agraciado com a Medalha de Honra pelo Município de Trancoso no dia 5 de Junho em atenção à construção do IP2, que ligará a A25 a Macedo de Cavaleiros, uma via que no entender do Presidente do Município de Trancoso, “vai ter uma importância extremamente significativa no desenvolvimento do Concelho”.
O Presidente da Câmara de Trancoso, Dr. Júlio Sarmento, pretende com este gesto, desactualizar a teoria da ingratidão política afirmando estar ali de “espírito livre” e sem “preconceitos partidários.” Descomprometido de qualquer interesse, “esta decisão não é apenas política, mas tem subjacente o princípio da solidariedade e da coesão”, o edil salientou ainda que este investimento terá como consequências “a recentralização geoestratégica da cidade no contexto regional e um efeito multiplicador dos investimentos e da atracção turística”.

O primeiro-ministro recordou que o investimento do IP2 esteve «parado durante décadas porque houve sempre uma boa desculpa para não ser considerado urgente» Sócrates louvou ainda a «obra autárquica meritória» realizada pelo Município, na pessoa do seu Presidente, assente no património histórico.

O Eng. José Sócrates ao receber a Medalha de Honra agradeceu a distinção e realçou o seu significado. «Esta medalha de ouro só é concedida a quem o povo de Trancoso entende ser merecedor dela», classificando a decisão do município e do seu presidente como um «gesto de nobreza e elevação, que tanta falta fazem à nossa política».

Na deslocação do Primeiro-ministro José Sócrates a Trancoso fez-se acompanhar pela Sr.ª Ministra Educação, Isabel Alçada, bem como pelos Secretários de Estado da Administração Local e da Educação. Estiveram também presentes o Governador Civil, Dr. Santinho Pacheco e os deputados eleitos pelo distrito da Guarda, Francisco Assis, José Albano Marques, João Prata e Carlos Peixoto.

No mesmo dia, foi inaugurado, pelo Primeiro-ministro e pela Ministra Educação, o novo Bloco da Escola Básica Integrada do 1.º Ciclo de Trancoso. Na cerimónia a Sr.ª Ministra da Educação, Isabel Alçada, reafirmou o propósito do governo em encerrar as escolas com menos de 21 alunos, referindo que “construímos novos centros, modernos, devidamente apetrechados para o ensino profissional, para a investigação, para o conhecimento” sustentando ser este o “ caminho correcto para serem resolvidos muitos dos problemas do ensino em Portugal”.

A Escola Básica Integrada do 1º Ciclo de Trancoso representa um investimento de 1,5 milhões de euros, é constituída por 12 salas de aula, capacidade de 200 alunos e vai funcionar a partir de Setembro de 2010.