Homenagem a Miguel MadeiraFoi inaugurado, ontem, dia 6 de Setembro, o Centro Autárquico e Cultural “Miguel Madeira” em Vila Franca das Naves. Nesta sessão prestou-se homenagem ao autarca assassinado a 27 de Setembro de 2005, quando exercia as suas funções de Presidente de Junta de Freguesia de Vila Franca das Naves, a qual ficou devidamente lavrada em placa, descerrada pela mãe do falecido autarca, D. Celeste de Carvalho Madeira.
O evento teve início com a actuação da Banda Filarmónica de Ferreirim, concelho de Sernancelhe, seguindo-se a bênção das instalações pelo Pároco Manuel Martins, e descerramento da placa inaugural.

Durante a cerimónia discursou a Presidente de Vila Franca das Naves, Adelina Ferreira Vaz e o Presidente da Câmara Municipal de Trancoso, Dr. Júlio Sarmento, sendo por este destacado o conjunto de obras que o executivo municipal tem vindo a efectuar nesta vila e a perspectiva de outros empreendimentos relevantes para esta freguesia e as confinantes ou periféricas. Referiu ainda as valências administrativas deste centro autárquico, nomeadamente a delegação do município, com apoio semanal da vereação e visitas quinzenais do presidente da câmara para audição das questões colocadas pelos munícipes.

Após os discursos, seguiu-se uma visita às instalações com os olhos voltados para a exposição presente na sala polivalente intitulada “Vila Franca das Naves no Passado, Presente e Fututro”.

O equipamento agora inaugurado é uma infra-estrutura de excelência, constituída por dois pisos e dois blocos interligados. Para além da nova sede da Junta de Freguesia, acolhe também uma delegação do município de Trancoso, cine-teatro e auditório, biblioteca, centro cultural e um salão polivalente.

O programa comemorativo concluiu-se com um lanche convívio para toda a população.