De 17 a 31 de Maio“PINTAR COM IMAGENS” é a designação da exposição de pintura de Alunos da Escola Básica 2,3 de Trancoso que de 17 a 31 de Maio está patente ao público na Galeria de Exposição do Teatro Municipal do Convento de São Francisco em Trancoso.
Os trabalhos expostos – Acrílico sobre Tela, Técnica Mista, Fotogramas e Linogravuras – são de autoria de alunos de:
– Área Projecto- 7º A, 7ºB e 7º C – Professora responsável: Eugénia Morgado;
-Educação Visual – 8ºA e 8º B – Professora responsável: Eugénia Morgado;
-Atelier Artístico e Tecnológico – 6ºD (PIEF) – Professora responsável: Alexandra Reis;
“É muito comum ouvirmos as pessoas dizerem que não têm criatividade, o que não é verdade. Todos nascemos criativos, a única diferença é o que fazemos com ela.
O processo de criatividade manifesta-se claramente nos desenhos infantis, que é o primeiro registo concreto da expressão pessoal. O desenho das crianças é feito de maneira inconsciente, sem a preocupação do que os outros vão pensar. Elas gostam de pintar, desenhar, modelar e construir. Experimentando os diversos materiais, aprende a expressividade directa do traço, a percepção da linha que gera formas, etc.
O contacto com a arte contribui para desbloquear o processo criativo, proporcionando assim, a descoberta das mais variadas formas de expressão.
Foi com este “espírito” que os alunos trabalharam ao longo do ano lectivo, no âmbito das disciplinas de Área de Projecto, Educação Visual e Atelier Artístico e Tecnológico.
A exposição foi inaugurada pela Directora da Escola Básica 2,3 de Trancoso, Luísa Gil, que destacou o trabalho desenvolvido pelos professores e alunos na realização dos trabalhos agora em exposição, manifestando mesmo o desejo de que de entre os seus autores possam eventualmente surgir artistas.
“As nossas atitudes e os nossos valores mostram-se muito nas imagens que se fazem”, afirmou numa alusão às pinturas expostas.
Também a professora Eugénia Morgado, na mesma linha de pensamento, salientou o significado dos trabalhos apresentados nesta mostra e o empenhamento dos docentes e alunos na sua concretização.
Em representação do Município de Trancoso, João Santos, Chefe de Gabinete da Presidência da autarquia, exortou os jovens alunos presentes na inauguração e desenvolverem as suas capacidades artísticas e, numa alusão ao papel da Escola, considerou-a como sendo “uma família autêntica e só assim tem sentido” que envolve pais, encarregados de educação, professores, alunos e pessoal auxiliar de acção educativa.