De 02 a 30 de Novembro de 2013
A exposição (Des) Norte de Irene Gomes foi inaugurada no passado dia 3 de Novembro no Centro de Interpretação da Cogula.
Irene Gomes mais uma vez nos mostra em “(des)norte” que a arte é, em si mesma, um modo de vida e assim uma constante resolução de problemas.
Apresenta nesta exposição várias séries de trabalhos em que o destaque principal vai para as “Garatujas” que são assim referenciadas por Vasco Neves:
Um dos problemas da vida é crescer e amadurecer, deixar morrer aquela criança que observa o mundo, e o regista sem pudores ou medos.
Em “Garatujas” Irene Gomes depura o seu traço, (des)conjuga cores de forma naïf e quente ao que se juntam texturas e apliques, torna-se criança para nos mostrar uma infância por muitos esquecida.
Cada rabisco de uma garatuja é um registro permanente de expressão bruta, tal como é o choro, que nos leva ao desenho, à pintura e à escrita.
Vemos em “Garatujas” sentimentos, desejos, sonhos e inibições íntimas, formas ou figuras que nos recordam a nossa própria vida, mas isso, “talvez” nada tenha a ver com o significado que a Irene deu ao seu trabalho.
Horário de visita: Terça a sexta das 14h00 às 19h00, sábado e domingo das 14h30 às 18h00, encerra à segunda-feira.