De 8 de Julho a 3 de Agosto de 2012A Exposição de Fotografia” Istambul – Uma Cidade, Dois Continentes” de Fábio Paulos foi inaugurada no passado dia 8 de Julho no Centro de Interpretação da Cogula.
Descrição da Exposição:
“O Império Romano do Oriente definiu a sua capital em Bizâncio, a Nova Roma, e só com a chegada do Imperador Constantino I a cidade muda de nome para Constantinopla (“a Cidade de Constantino”). Existem vários vestígios desta época mas sem dúvida, para mim, o mais impressionante é a Basílica de Santa Sofia, tendo sido a maior catedral no mundo por quase mil anos. Só em 1453 passa a cidade a chamar-se Istambul, altura em que os Otomanos a conquistaram e a tornaram na sua capital. Durante este período Istambul foi uma das cidades mais importantes para o Islão, governada por Sultões descendentes de Maomé, era sede do Califado.
A antiga Constantinopla conta agora com cerca de 15 milhões de habitantes, o que faz da cidade a quinta maior do mundo e a maior da Europa. Estando dividida entre a Europa e a Ásia pelo estreito do Bósforo, Istambul é uma cidade única no mundo. Napoleão Bonaparte disse que “se todo o Mundo fosse um Estado único, a sua capital seria Istambul”, mas ironicamente esta deixa de ser capital aquando da criação da Republica Turca por Ataturk (“o Pai dos Turcos”), não por isso deixando de ser o principal pólo de desenvolvimento da actual Turquia.
As partes históricas da cidade situadas no Corno de Ouro foram classificadas Património Mundial pela UNESCO em 1985. Istambul é Capital Europeia da Cultura em 2010 e em 2012 Capital Europeia do Desporto. Existe na cidade uma mistura única entre a cultura islâmica e a cultura europeia, sendo que uma só visita a Istambul acaba sempre por saber a pouco, em cada esquina existe um novo motivo para voltar à cidade e respirar mais um pouco de uma história e cultura únicas no Mundo. Esta exposição pretende mostrar esta mistura única entre Ásia e Europa, Cristianismo e Islamismo numa cidade cosmopolita onde o antigo e o moderno convivem”.
Fábio Paulos