A História renasce no Parque Municipal de Trancoso

Realizou-se no passado dia 25 de Junho no Convento de São Francisco o encerramento do 1.º Simpósio“ A arte da Pedra”.

Perante o gesto certeiro, delicado e o movimento correcto dos artistas, blocos de granito converteram-se em memórias da História de Trancoso pela mão dos escultores Xico Lucena, Fernando Martins, Santos Carvalho e Armando Martinez no 1º SIMPÓSIO DE ESCULTURA “Arte da Pedra” que a Câmara Municipal de Trancoso promoveu no Parque Municipal desta cidade de 1 a 17 de Junho.

A iniciativa tem despertado a curiosidade e interesse de jovens e menos jovens que, satisfazendo a curiosidade mas também o desejo de acompanhar a arte de esculpir o granito, demandam aquele aprazível local de Trancoso onde é já possível identificar as personagens que a pedra vai representar.

Quase que como em diálogo entre elas, dispostas em torno da fonte central do parque, foi possível identificar algumas formas que, já concluídas, vão enriquecer o já por si secularmente rico Património Monumental Trancosense.

“Reviver a História através da Arte” é um dos principais objectivos do 1º SIMPÓSIO DE ESCULTURA “Arte da Pedra” mas também motivar e despertar para os valores que Trancoso possui e ainda incentivar principalmente os mais jovens, para a criatividade artística.

O presidente do Município, Júlio Sarmento, refere a propósito que “sendo a pedra – o GRANITO – tão abundante no concelho de Trancoso, por vezes assumindo formas bizarras na paisagem – a matéria-prima que desde tempos remotos contribuiu para a construção daquilo que hoje é Trancoso e seu Património Monumental e Artístico mas também a malha urbana da cidade e dos núcleos populacionais do concelho, esta pode considerar-se uma homenagem a essa mesma pedra que ajudou a edificar a História e moldou os heróis e gentes de Trancoso”.

É indubitável que as obras/esculturas resultantes do 1º SIMPÓSIO DE ESCULTURA “Arte da Pedra” vão valorizar e embelezar os espaços públicos onde serão implantadas.

O 1º SIMPÓSIO DE ESCULTURA “Arte da Pedra” pode ser considerado como um marco inédito na política cultural encetada pelo Município de Trancoso que encara a Cultura e a Expressão Artística como um vector importante no desenvolvimento, com impacto na actividade social e turística mas também um legado patrimonial que é criado para o presente e futuro.