COMUNICADO

 O Município de Trancoso foi ouvido pela Senhora Directora Regional de Educação do Centro sobre uma proposta de alteração aos Agrupamentos Escolares existentes no concelho.

 Nessa reunião o Município não assumiu qualquer compromisso, nem lhe foi apresentada uma proposta concreta, mas tão só várias soluções possíveis – que não acolheram o nosso consenso.

 Entretanto, a Câmara Municipal de Trancoso soube ontem, pelas Escolas envolvidas, da tomada unilateral por parte da DREC de uma solução, que acaba com a autonomia das várias escolas e integra num mesmo Agrupamento, a Escola Secundária de Trancoso, o actual Agrupamento de Trancoso e o Agrupamento de Escolas de Vila Franca das Naves.

 Lamentavelmente, a mesma solução não foi adoptada noutros Municípios da Região, porventura por motivos de satisfação de interesses partidários.

 A Câmara Municipal de Trancoso lamenta o teor desta decisão, discorda frontalmente da mesma e informa, que em face desta actuação, não aceitará no actual mandato autárquico, qualquer proposta de transferência de competências, ponderando mesmo, deixar de realizar todo e qualquer protocolo de colaboração.

 

Trancoso, 26 de Maio de 2010.

 

                                    O Presidente da Câmara

 (Júlio José Saraiva Sarmento)