Foi inaugurada a 3 de Maio a exposição de Rui Castro Pena (vidro) e de Teófilo Santos (Pintura) no Centro de Interpretação da Cogula.
Teófilo Santos, nascido a 31 de Agosto de 1977 em Aguiar da Beira, reside actualmente em Trancoso, sendo professor de Educação Visual e Tecnológica.
Esta é a sua segunda exposição de pintura nesta cidade, depois de breves passagens por Pinhel e Aguiar da Beira. Desta vez “desafia” as gentes da terra, e não só, interpretar cada traço presente nas suas telas que, de acordo com o autor não são mais do que uma extensão das ideologias e formas interpretativas de uma visão algo peculiar das vivências do dia-a-dia, simplesmente deixadas fluir sobre as telas. Fica o subtil convite com um simples Vi… de Ver…
Rui Castro Pena, nasceu 12 de Julho de 1941 na Cogula. O vidro aparece pela primeira vez na sua vida em 1965, ano em que começou a trabalhar numa vidreira em Viseu. Em 1973 a vida difícil e o trabalho duro levam-no a emigrar para a Alemanha onde novamente se reencontra com o trabalho duro de uma vidreira onde trabalhou durante 2 anos. Devido a problemas de saúde deixou de trabalhar com o vidro, mas durante um tratamento termal, nas Termas Mandrscheid o vidro apareceu novamente na sua vida mas num formato mais simples e artístico. Nas termas havia vários ateliers para os utilizadores sendo uma delas relacionada com trabalhos manuais em vidro. O vidro colorido, a junção das cores e os trabalhos únicos deixaram-no maravilhado. Começou por fazer a sua primeira obra num espelho. Os seus filhos e esposa ofereceram-lhe as suas primeiras ferramentas e vidros, e desde então não tem parado.
“Nunca se consegue fazer um igual, são obras únicas”.