Dia 6 de Novembro de 2010António Ferreira Caetano escolheu Trancoso como destino para o lançamento nacional do seu livro intitulado “Bandarra uma Fala Proíbida”.
A Cerimónia teve lugar no Convento de São Francisco (Teatro Municipal) e contou com a presença de algumas individualidades tais como o Prof. Dr. Aires do Nascimento e o Vice-Presidente da câmara Municipal de Trancoso, Dr.António Manuel Oliveira. Entre outros convidados destacou-se ainda a presença do cantor Paulo Gonzo.
A história do poeta, profeta e sapateiro de Trancoso, Gonçalo Anes Bandarra é considerada uma obra “de extrema importância para a história de Trancoso, no geral, é um contributo enriquecedor, para o conhecimento de uma época particular da História de Portugal que de forma excepcional acontece neste romance histórico”.

“BANDARRA, uma fala proibida” contém excertos de trovas e profecias de Bandarra que ganham uma nova dimensão quando o autor decide, de uma forma extraordinária, citá-las por toda a obra de acordo com os factos que vão acontecendo nas vidas das personagens, e principalmente na do profeta Bandarra. Apesar deste período da História de Portugal ter sido para os judeus e cristãos-novos perturbador, o autor, com um toque de sensibilidade e de magia, consegue inundar esta obra de esperança e luz, num tempo em que a obscuridade era predominante.»
A apresentação do livro foi organizada pela Câmara Municipal de Trancoso e TLPE, com o patrocínio da Casa da Prisca e o apoio da TEGEC – Empresa Municipal.