Foi aprovado o projeto LIFE FAGESOS –  Phytophthora-induced decline of fagaceae ecosystems in Southern Europe exacerbated by climate change: preserving ecosystem services through improved integrated pest management, que será coordenado institucionalmente pelo Professor José Gomes Laranjo, investigador do CITAB. A equipa de trabalho conta ainda com os investigadores Fernando Raimundo, Guilhermina Marques e Luís Martins, também eles pertencentes ao Centro.

O tratamento de áreas de castanheiro e carvalho, afetadas com a doença da tinta em regiões de Portugal, Itália e Espanha, implementando um protocolo de tratamento de carácter extensivo que conjuga medidas curativas com profiláticas, é o principal objetivo do projeto.  Em território nacional, o “LIFE FAGESOS” permitirá o tratamento de cerca de 250 hectares de soutos afetados com a doença da tinta, no concelho de Trancoso.

Do consórcio fazem parte 13 parceiros, 8 italianos, 4 espanhóis e o CITAB-UTAD, único representante português. Com uma duração de 60 meses, este projeto garante um financiamento, para a UTAD, de 303.099,34€ e prevê a abertura de uma Bolsa de Doutoramento. O Programa para o Ambiente e a Ação Climática (LIFE) é um instrumento financeiro comunitário, gerido pela Agência de Execução Europeia do Clima, das Infraestruturas e do Ambiente (CINEA) da União Europeia.