barragem da tejaColocada a balizagem de sinalizaçãoO Município de Trancoso procedeu à instalação de balizagem na albufeira da Barragem da Teja (Terrenho) com o objetivo de possibilitar a aviões anfíbios (aerotanques) poderem abastecer-se naquela albufeira da Ribeira da Teja que abastece de água o concelho de Trancoso.

O vice-presidente da autarquia, António Oliveira, referiu que se trata “da única situação neste género no distrito da Guarda e sobretudo na Beira Interior, com uma extensão de 1.500 metros”.

Foi ainda colocada uma “manga de vento” junto ao paredão para verificação e orientação da intensidade do vento.

“É uma medida que envolveu o investimento de 3,5 mil euros por parte da Câmara Municipal de Trancoso, um serviço que foi colocado ao serviço da segurança dos cidadãos”, expressou António Oliveira.

Por seu turno, João Carvalho, vereador da autarquia neste setor sublinhou que esta balizagem vai permitir servir os concelhos limítrofes do distrito da Guarda no Nordeste da beira (Trancoso, Mêda, Aguiar da Beira) e também outros limítrofes em caso de necessidade”.

Salientou o “empenhamento da Proteção Civil Municipal de Trancoso na concretização desta medida, num ano em que os incêndios florestais assumem particular dimensão e intensidade”.

** Texto escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico**