Dias 25 e 26 de Fevereiro e 3 e 4 de Março de 2012

 “A Feira do Fumeiro, dos Sabores e do Artesanato mostra como é possível produzir com excelência e vitalidade sócio-economico do Nordeste da Beira”-afirma Presidente da Câmara Municipal de Trancoso, Júlio Sarmento.

A 9ª FEIRA DO FUMEIRO, DOS SABORES E DO ARTESANATO DO NORDESTE DA BEIRA abriu ao público no dia 24 de Fevereiro numa iniciativa da AENEBEIRA – Associação Empresarial do Nordeste da Beira que se prolonga nos fins-de-semana de 24/26 de Fevereiro e 03/04 de Março.Certame que é já uma referência económica e turística de Trancoso, vai reunir este ano cerca de uma centena de expositores que mostram e vendem o que de melhor se produz na região balizada entre o Douro Superior e terras do Côa, a norte e, a Serra da Estrela, a sul.

O Presidente da Câmara Municipal de Trancoso, Júlio Sarmento, afirma a propósito deste certame que”a Feira do Fumeiro, dos Sabores e do Artesanato mostra como é possível aqui produzir com excelência e qualidade e também a vitalidade sócio-economica de Trancoso e do Nordeste da Beira ”.

Evidenciou que Trancoso “ tem já um peso considerável na produção de fumeiro e enchidos, lacticínios e doçaria na Beira Interior através de produtores e empresários que ultrapassaram já a fronteira da região e se encontram já presentes nos mercados internacionais ”.

Na sua opinião, esta Feira constitui “um palco privilegiado para os empresários mostrarem os seus produtos e estabelecerem plataformas de negócios e para o público em geral que tem acesso directo aquilo que de melhor se produz na área dos enchidos, fumeiro, lacticínios, doçaria tradicional e regional, artesanato, vinhos, azeite, entre outros produtos”.

Júlio Sarmento expressou ainda:”Trancoso, o distrito da Guarda, o Nordeste da Beira, a Beira Interior, em suma, o interior tem potencialidades que urge desenvolver, projectar, divulgar e apoiar, baseadas nos produtos agro-pecuários, no património cultural, monumental e artístico, no artesanato que aqui é variado e com grande qualidade, nas artes e letras, no turismo gastronómico, cultural, religioso e ambiental, no desporto seja ele em recintos fechados, ao ar livre ou de aventura e descoberta. Somos capazes de criar, desenvolver e fazer com qualidade, temos nas pessoas a maior riqueza e é possível atingir assim metas de desenvolvimento social e económico desejáveis”.

De facto, os cerca de 100 produtores da região presentes na 9ª Feira do Fumeiro, dos Sabores e do Artesanato do Nordeste da Beira são, designadamente, industriais de salsicharia, industriais de lacticínios, queijarias artesanais, salsicharias artesanais, produtores de pão regional, produtores de compotas e doçaria regionais, entre quais as famosas “Sardinhas Doces de Trancoso”, produtores de mel, produtores de licores, produtores e/ou engarrafadores de vinhos e azeites, agentes económicos representativos da gastronomia regional, artesanato e animação com música e folclore regional.

Paralelamente, decorre o 5º Festival Gastronómico, denominado “Trancoso – Gastronomia com Tradição”, a que aderiram restaurantes locais que neste período da Feira sugerem ementas cuja confecção dos “pratos” se baseia em produtos regionais presentes no certame.

O Pavilhão Multiusos de Trancoso acolhe assim a 9ª Feira do Fumeiro, dos Sabores e do Artesanato do Nordeste da Beira que decore nos dias 24, 25 e 26 de Fevereiro e 3 e 4 de Março.