CENTRO CULTURAL “MIGUEL MADEIRA” DE VILA FRANCA DAS NAVESO Centro Cultural “Miguel Madeira” de Vila Franca das Naves conheceu no fim-de-semana de 12 e 13 de Novembro um tempo de animação com a FEIRA DO ARTESANATO – Produtos Regionais, organizada conjuntamente pelo Município de Trancoso, TRANCOSO EVENTOS – Entidade Empresarial Municipal EEM e Junta de Freguesia de Vila Franca das Naves.
Mais de quatro dezenas e meia de expositores marcaram presença neste certame, oriundos nomeadamente de Trancoso, Vila Franca das Naves, Vila Nova de Foz Côa, Guarda, Belmonte, Rio Tinto, Porto, Santa Maria da Feira, entre outras localidades.

O público teve a oportunidade de contactar com diverso tipo de artesanato, composição e criação artísticas, rendas e bordados, quinquilharia, produtos regionais, designadamente compotas, licores, vinhos, queijos, doçaria, pão.

Os quadros ou “lousas e ponteiros” usados ainda há décadas nas escolas primárias, os piões, rapas e brinquedos de madeira marcaram também presença.

A Associação de Dadores de Sangue de Vila Franca das Naves foi uma instituição que se associou à Feira do Artesanato e promoveu o esclarecimento e sensibilização dos cidadãos para o lema “Uma gota de sangue pode salvar uma vida”.

Também a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Franca das Naves esteve representada com um espaço no Centro Cultural “Miguel Madeira”.

O Presidente da Junta de Freguesia de Vila Franca das Naves, José Ambrósio, enalteceu o empenho de Sónia Grilo Soares, também expositora natural desta localidade, na organização da Feira de Artesanato que considerou ser “uma actividade que atraiu muita gente a Vila Franca das Naves e que a autarquia local apoiou incondicionalmente”

O autarca manifestou-se satisfeito com a Feira que na sua opinião deve ser continuada de forma regular e contribuir para a dinamização cultural e económica local e regional.

O Presidente da Câmara Municipal de Trancoso, Júlio Sarmento, aplaudiu a iniciativa em que estiveram empenhados a Junta de Freguesia de Vila Franca das Naves, o Município e a TRANCOSO EVENTOS- Entidade Empresarial Municipal.

Observou que o concelho de Trancoso “tem conhecido um grande momento de actividades diversificadas, de âmbito social, cultural, económico e desportivo, que demonstra as potencialidades existentes e capacidade de realização, de forma descentralizada, de iniciativas com impacto positivo junto das populações que, desta forma, se sentem incentivadas e motivadas para criarem, conceberem e realizarem obras artísticas, valorizarem os produtos e promover a produção industrial, comercial e agrícola “.

O certame visou promover os produtos artesanais, divulgar a sua confecção e técnicas da sua feitura e proporcionar ao público o contacto directo com os criadores e produtores que, por seu turno, divulgaram a sua obra e produtos.